NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Projeto da empresa sediada em Óbidos venceu a concorrência de propostas da Boeing e da Virgin Atlantic.

A Almadesign, empresa de base tecnológica que tem sede no Parque Tecnbológico de Óbidos, venceu um prémio internacional com o projeto Alice, um avião elétrico que está a ser desenvolvido em parceria com uma empresa israelita.


A empresa obidense venceu a categoria de Cabin Concepts dos Crystal Cabin Awards, que premeia a excelência em inovação de interiores de aeronaves e cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu, através de plataforma online, no passado dia 30 de março.


O Alice é um avião projetado para o transporte de apenas nove passageiros em voos regionais, utilizando para o efeito apenas energia elétrica. A responsabilidade do desenvolvimento é da empresa israelita Eviation, que escolheu a Almadesign para projetar, desenvolver e prototipar o interior da aeronave, que terá um alcance de cerca de 1000 quilómetros e uma velocidade máxima acima dos 460 km/h e que pretende atrair uma clientela premium.


A Almadesign pensou o interior desta aeronave inovadora de modo da criar a melhor experiência a bordo a nível de conforto dos passageiros com as inovações necessárias para garantir uma construção durável, mas assente em materiais compósitos tem em consideração a necessidade de redução do peso, mas também para responder à crescente pressão por soluções ambientalmente sustentáveis.


O conceito de interior desenvolvido pela empresa obidense propõe que os nove lugares se disponham em espinha, de modo a que os passageiros fiquem alinhados com as janelas de grandes dimensões. um cockpit que responde à forte exigência do setor.


Nos finalistas para este galardão, a Almadesign teve como concorrentes empresas de topo na aviação mundial, nomeadamente a norte-americana Boeing, com a arquitetura 777X Sky, que permite às companhias um elevado nível de personalização das aeronaves comerciais, e a britânica Virgin Atlantic, com o Upper Class Loft, projetado para a sua frota dos novos Airbus A350-1000, que oferece espaços de socialização de grandes dimensões para clientes premium.


Já este ano a Almadesign tinha sido premiada nos IDA Gold Design Awards, na categoria de design de transporte, com o conceito de interior Flexcraft, desenvolvido em conjunto com o INEGI, o Instituto Superior Técnico, o SET e da delegação portuguesa da Embraer, para uma pequena aeronave que permite total flexibilização dos lugares disponíveis a bordo.


A Almadesing é uma empresa especialista em comunicação, design de produto e também no setor dos transportes, tendo o seu trabalho reconhecido pela indústria automóvel, da aviação, da náutica e dos comboios. Entre os outros projetos, a empresa sedeada no PTO desenvolveu os interiores da frota de A33o e A320 da TAP.

Partilhar