NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A realizar até ao dia 21 de novembro, a CIM Alto Minho e CEVAL realizam ação de benchmarking ligada ao Cluster das Energias Renováveis, das Indústrias Criativas e Smart Cities captando o interesse de investidores da Dinamarca e Suécia.

“Objetivo é a troca de experiências e a partilha de boas práticas relacionadas com estes setores., bem como fomentar a integração da região do Alto Minho em redes e organizações internacionais que atuam neste domínio, potenciando e valorizando a região, os seus produtos estratégicos e a sua riqueza diferenciadora no que diz respeito a estas temáticas”, confirma os promotores.

 

A comitiva do Alto Minho, composta por autarcas e dirigentes associativos empresariais da região, será recebida no primeiro dia na Confederation of Danish Industry (DI), a maior, mais representativa e influente organização de negócios e empregadores da Dinamarca, abrangendo manufatura e indústrias de serviços em setores como transporte, energia, TI, saúde, comércio e serviços profissionais.

 

A delegação do Alto Minho terá ainda oportunidade de reunir com o Embaixador de Portugal na Dinamarca, João Maria Cabral e Helga Moreira David, representante da AICEP em Copenhaga com o objetivo de perceber de que forma estes organismos atual e incentivam as melhores empresas estrangeiras a investir em Portugal (e neste caso particular no Alto Minho) e contribuem para o sucesso das empresas portuguesas no estrangeiro nos seus processos de internacionalização ou atividade exportadora.

 

Já em Malmo (Suécia) a comitiva terá oportunidade de realizar um Tour com Heidi Olsson, da Sustainable Business Hub. O Sustainable Business Hub é um cluster para cidades sustentáveis inteligentes.

 

Uma plataforma que reúne empresas, academia e organizações públicas com o objetivo de estimular o desenvolvimento verde e os negócios verdes. Heidi Olsson vai guiar a comitiva do Alto Minho mostrando as inovações tecnológicas e sustentáveis da cidade de Malmo.

 

Um city tour “mais técnico” onde vão poder descobrir a coesão territorial desta smart city.

 

Estas Ações de Benchmarking e Internacionalização, iniciativa conjunta organizada pela CIM – Alto Minho e a CEVAL têm como principal objetivo “dotar os agentes territoriais do Alto Minho das ferramentas necessárias para o incremento da Competitividade das suas regiões através de um conjunto de missões institucionais e reuniões com diferentes entidades europeias”.

Partilhar