NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Presidente da República assinalou hoje o Dia de Portugal na Expo 2020 no Dubai com uma mensagem em vídeo em que dá os parabéns à organização desta exposição e defende um reforço das relações bilaterais.

"Gostaria de salientar a importância que Portugal atribui ao reforço e desenvolvimento contínuo das relações bilaterais com os Emirados Árabes Unidos, um país com o qual partilhamos a ideia de uma ordem internacional baseada em valores comuns, e onde as empresas portuguesas continuam a crescer e a prosperar. Parabéns, Dubai, Emirados Árabes Unidos e Portugal", afirma Marcelo Rebelo de Sousa, em inglês.

 

Nesta mensagem gravada a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, divulgada no site oficial da Presidência da República na Internet, o chefe de Estado lamenta não estar presente no Dubai, como tinha previsto, e explica que se junta apenas "de forma virtual" à comemoração do Dia de Portugal da Expo 2020 "devido às atuais circunstâncias pandémicas um pouco por toda a parte".

 

"A Expo 2020 Dubai é a primeira exposição universal realizada no Médio Oriente, o que reflete o crescente dinamismo dessa região, bem como o seu empenho em cada vez mais se assumir como plataforma de intercâmbio e de diálogo político, económico, científico, tecnológico e cultural, que não são mais do que os princípios e valores das exposições mundiais desde a sua origem", considera.

 

Falando em português, Marcelo Rebelo de Sousa refere que "são estes também os princípios e valores que inspiraram a participação de Portugal nesta Expo 2020 Dubai", sob o mote "Portugal, um mundo num país".

 

"Marca o regresso do nosso país às grandes exposições mundiais. Quero, por isso, sublinhar como foi significativa esta presença nacional num acontecimento mundial, que foi um verdadeiro encontro entre culturas, países, formas de ver a vida, e que nos permite promover e projetar Portugal, a nossa história, a nossa cultura, a nossa economia, as nossas empresas, a nossa gastronomia, a nossa geografia e o nosso povo", acrescenta.

 

Depois de abordar, num excerto em inglês, as relações bilaterais com este país da Península Arábica, o Presidente da República termina esta mensagem novamente em português, exclamando: "Viva o Dubai, vivam os Emirados Árabes Unidos, viva o nosso Portugal!".

 

A Expo Dubai, a primeira exposição mundial a realizar-se na região do Médio Oriente, África e Sul da Ásia, conta com a participação de 192 países e decorre até ao fim de março.

Partilhar