NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A subida supera as expetativas que existiam e, a confirmar-se, é a melhoria mais forte desde o quarto trimestre de 2021.

A economia dos Estados Unidos da América (EUA) cresceu 5,2% no terceiro trimestre, apontam as estimativas divulgadas pelo Departamento do Comércio.

 

A maior economia do mundo vinha de quatro semestres seguidos a registar subidas, mas de forma cada vez menos intensa, na ordem de 2,1% no segundo trimestre do ano. Nesse sentido, observou-se um avanço significativo ao nível do Produto Interno Bruto (PIB), até aos 5,2%, acima da subida de 4,9% que era esperada pela maioria dos analistas.

 

De resto, a confirmar-se, trata-se da maior subida desde o quarto trimestre de 2021, período em que os níveis de produção estavam novamente a subir, na sequência de todas as condicionantes ligadas à pandemia.

 

De recordar que a Reserva Federal (Fed) subiu as taxas de juro de forma agressiva, à semelhança do que fez o Banco Central Europeu (BCE), com o propósito de gerar um arrefecimento na economia e, desde modo, procurar conter a inflação.

 

Em Jornal Económico

Partilhar