NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Bosch Ventures, unidade de capital de risco corporativo do Grupo Bosch, está a liderar uma ronda de financiamento de 500 milhões de dólares (460 milhões de euros), na startup de Inteligência Artificial (IA) Aleph Alpha.

O consórcio é liderado pela Bosch Ventures, o Innovation Park Artificial Intelligence (Ipai) e as empresas do Schwarz Group. O consórcio é composto por sete novos investidores, entre eles a empresa de consultoria Christ & Company, com sede em Berlim, a empresa de edge-to-cloud dos EUA Hewlett Packard Enterprise, a empresa de software alemã SAP e Burda Principal Investments, entre outros.

 

A Bosch explica que, com este financiamento, a startup terá ainda melhores oportunidades para avançar na sua pesquisa de IA e acelerar o desenvolvimento e comercialização de IA generativa em aplicações complexas e críticas, em áreas como manufatura, saúde, finanças, direito, governo e segurança.

 

“A IA generativa está a inaugurar uma nova era de colaboração entre humanos e máquinas. Os nossos parceiros são líderes da indústria que oferecem um enorme potencial para inovação e escala, e estamos comprometidos em construir essas parcerias para posições de liderança nas suas respetivas indústrias. A explicabilidade e confiabilidade únicas da nossa tecnologia desempenham um papel crucial nisso”, afirma Jonas Andrulis, fundador e CEO da Aleph Alpha. Com base na pesquisa e desenvolvimento proprietários de modelos de linguagem extensos, a Aleph Alpha oferece soluções de IA generativa para áreas críticas e complexas em empresas e instituições públicas.

 

Em conjunto, a Bosch e a Aleph Alpha querem implementar novos casos de uso para colaboradores e clientes da Bosch. As soluções da Aleph Alpha podem também ser executadas nos próprios data centers da Bosch e, assim, na própria infraestrutura de hardware da Bosch. Isso proporciona uma maior segurança para dados confidenciais. Além da Aleph Alpha, a Bosch está a trabalhar em IA generativa com a Microsoft, Google e AWS.

 

O portefólio ativo da Bosch Ventures inclui mais de 60 empresas em diversas áreas, principalmente IA, internet das coisas (AIoT), semicondutores e computação quântica. “Acreditamos firmemente que a IA generativa tem o potencial de mudar muitos setores da indústria, por isso temos grandes esperanças nos desenvolvimentos futuros da Aleph Alpha com foco em soluções de IA confiáveis e explicáveis”, afirma Ingo Ramesohl, diretor administrativo da Bosch Ventures.

 

Em Executive Digest

Partilhar