NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Os direitos do projeto Triana, de 22MWp, foram adquiridos à Hyperion Renewables e prevê‐se que o parque solar entre em operação em 2022. O parque solar estará localizado no município de Alenquer.

A empresa dinamarquesa Eurowind Energy iniciou a construção do seu primeiro projeto solar em Portugal. O acordo para a aquisição do projeto à Hyperion Renewables foi alcançado em agosto de 2020 e a transação foi concluída em abril de 2021, assim que o projeto adquiriu todas as licenças e autorizações para iniciar a construção, informou a empresa em comunicado.

Prevê‐se que o parque solar Triana entre em operação no terceiro trimestre de 2022.

 

Com 40.741 módulos fotovoltaicos bifaciais totalizando 22 MWp numa área de mais de 30 hectares, o parque solar será ligado à subestação de Cheganças a 30kV e prevê alimentar aproximadamente 14.100 famílias com eletricidade verde, evitando a emissão de mais de 19.000 toneladas de CO2 por ano.

 

“A nossa equipa portuguesa tem vindo a desenvolver desde o zero um vasto pipeline de projetos que inclui fotovoltaico, eólico e armazenamento, assim como hidrogénio. É nossa intenção ter um papel cada vez mais ativo em Portugal e é muito empolgante constatar que a nossa contribuição para uma economia mais verde neste mercado acaba de se iniciar”, disse em comunicado o CEO da Eurowind Energy, Jens Rasmussen.

 

Por seu lado, Pedro Pereira, diretor geral para a Europa do Sul, disse que “este é apenas o primeiro de vários projetos de energias renováveis que temos em carteira em Portugal e estamos ansiosos por iniciar a construção de um novo portfolio de projetos já no próximo ano.”

 

A Eurowind Energy encontra‐se em fase final de licenciamento de um portfolio de Unidades de Pequena Produção com mais de 40MW no Centro e Norte de Portugal cujo início de construção se encontra programado para 2022.

Partilhar