NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Claranet Portugal lançou um novo serviço de avaliação de competências digitais, que tem como objetivo apoiar as organizações na identificação da maturidade digital dos seus profissionais e as skills tecnológicas das equipas, dos colaboradores e dos candidatos, adequando-as às suas necessidades e objetivos de negócio.

Chama-se Tech Skills Hub e, segundo a empresa, “vem revolucionar o processo de avaliação dos conhecimentos técnicos e digitais dos profissionais, ao permitir acompanhar todo o ciclo de vida de um colaborador – desde o momento em que é candidato, até à sua promoção e saída da organização”, pode ler-se em comunicado.

 

Assim, pretende-se dotar as organizações de capacidades para alocar de forma mais adequada um elemento para um determinado projeto, de acordo com as suas competências.

 

De acordo com a mesma nota, o novo serviço integra duas soluções de avaliação, diferentes, mas complementares, associadas ao know-how técnico e à maturidade digital das organizações e dos profissionais.

 

O Digital Maturity Assessment avalia a literacia digital de uma organização, equipa ou indivíduo, “através do mapeamento digital de 12 competências necessárias à utilização eficiente dos recursos digitais normalmente usados numa organização”.

 

Já o Tech Skills Assessment é um processo que permite às organizações adequar de forma mais rápida e eficiente os recursos humanos aos seus projetos e roadmaps tecnológicos.

 

“As organizações enfrentam desafios cada vez maiores para encontrarem colaboradores com skills tecnológicas adequadas.

 

Uma análise cuidada das competências profissionais, bem como um desenho e implementação adequados de programas de training, são as soluções que devem considerar para a contratação e adequação dos recursos aos seus projetos e roadmaps tecnológicos. Ao permitir a avaliação deste tipo de competências de uma forma holística, o serviço Tech Skills Hub assume uma importância fundamental para o sucesso do negócio”, sublinha Filipe Costa, Talent & Training Director da Claranet Portugal.

Partilhar