NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A ‘startup’ Bandora Systems, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, está, em parceria com a multinacional francesa SPIE, a trabalhar numa solução para edifícios autónomos, foi hoje anunciado.

Numa nota publicada no seu ‘site’, a Universidade do Porto refere que a ‘startup’ venceu o desafio Open Data Systems for building environment do programa europeu PITCCH, ganhando a oportunidade de trabalhar com a multinacional francesa.

 

Intitulado ‘Projeto Oddyssee’, o projeto visa desenvolver uma solução de edifícios autónomos que “automatiza a operação e manutenção sem intervenção humana”.

 

A tecnologia pretende também ajustar os níveis de conforto às necessidades das pessoas, tendo em conta a “máxima eficiência energética”.

 

A Bandora Systems integra assim o conceito criado pela SPIE (SOS — System of the Systems) de integrar numa única plataforma todos os sistemas existentes em edifícios, tendo por base a tecnologia de ‘machine learning’. A plataforma pretende que, até 2030, todos os edifícios tenham o seu consumo energético melhorado.

Partilhar