NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

São três as marcas que entram no Top 25 das marcas portuguesas mais valiosas, segundo a Brand Finance.

TAP, Pestana e ANA são as três marcas com entrada no Brand Finance Portugal Report 2023. A companhia aérea nacional aparece em 14.º lugar, descendo uma posição face ao estudo de 2022, enquanto o Pestana mantém a 24 posição e a ANA ocupa o 25.º posto.

 

Das três marcas indicadas, só o Pestana merece destaque no que diz respeito ao índice de maior crescimento, apresentando um valor de crescimento de 50%.

 

O ranking é liderado pela EDP, com um valor de marca calculado nos 2,4 mil milhões de euros, seguindo-se a Galp (com um valor de dois mil milhões de euros) e o Pingo Doce (com um valor de 1,2 mil milhões de euros).

 

Como parte da sua análise, a Brand Finance avalia ainda o papel desempenhado por atributos específicos da marca na promoção do valor global da marca. Um desses atributos é a sustentabilidade. A Brand Finance avalia o nível percebido de sustentabilidade de marcas específicas, que é representado pela “Pontuação de Perceções de Sustentabilidade”. Esta pontuação indexada fornece informações sobre o papel da sustentabilidade na formação de uma reputação positiva da marca.

 

Neste campo, a TAP aparece em 8.º lugar, com uma perceção de valor de 12,6 milhões de euros e uma pontuação de 3,99, sendo o primeiro lugar ocupado pela EDP, com um valor percecionado de 228,4 milhões de euros e uma pontuação de 4,25.

Partilhar