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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O setor de franchising em Portugal tem-se destacado com um crescimento notável em várias áreas de negócios: de acordo com APF – Associação Portuguesa de Franchising -, há 50 setores diferentes que apresentaram resultados significativos em volume de negócios. Importa destacar:

1. Distribuição Alimentar: marcou o primeiro lugar em rede com negócios superiores a 3,8 mil milhões de euros, refletindo a contínua procura dos consumidores por soluções de alimentação convenientes e de qualidade.

 

2. Restauração e Fast Food: mantém uma forte presença, gerando um volume acima dos mil milhões de euros, demonstrando a preferência dos consumidores por opções de refeições rápidas e saborosas e com uma forte aposta no turismo.

 

3. Mediação Imobiliária: contribuiu com mais de 370 milhões de euros, consolidando a sua importância no mercado imobiliário. O volume de negócios mediados foi de 12 mil milhões de euros apesar do desafiante contexto macroeconómico.

 

4. Intermediação de Crédito e Seguros: Quanto à faturação da rede o valor situa-se nos 370 milhões de euros. Com um volume de negócios superior a 6 mil milhões de euros, demonstrando a robustez desse segmento e sua importância no mercado nacional.

 

5. Comércio Saúde, Bem-Estar, Ótica, Audição: apresenta um sólido desempenho, com quase 350 milhões de euros em volume de negócios, mostrando a crescente conscientização sobre a saúde e o bem-estar.

 

6. Comércio Especializado: que inclui segmentos como tintas, tecnologia, ouro, livrarias, entre outros produtos, regista valores perto dos 300 milhões de euros, evidenciando a diversidade de opções disponíveis para os consumidores.

 

7. Hotelaria: atinge um volume de negócios perto dos 230 milhões de euros, destacando a importância do setor hoteleiro no cenário económico.

 

8. Cafetaria e Gelataria: gerou 190 milhões de euros, sinalizando o amor dos portugueses por café, gelados e açaí de qualidade.

 

9. Serviços Automóveis: contribui com mais de 100 milhões de euros, atendendo às necessidades de manutenção e reparação de veículos.

 

10. Agências de Viagens e Turismo: alcançaram valores acima dos 90 milhões de euros, apesar dos desafios enfrentados pelo setor de viagens durante a pandemia.

 

De acordo com a APF, o ranking das marcas associadas que registaram o maior volume de negócios – acima dos mil milhões de euros anuais -, onde estão incluídos:

 

· MCDONALD’S
· MY AUCHAN
· MEU SUPER
· MINIPREÇO
· DOMINO’S PIZZA
· REGUS
· REMAX
· MAXFINANCE

 

Além disso, algumas das maiores redes associadas à APF têm centenas de franquiados, demonstrando a sua presença robusta no mercado. Alguns exemplos incluem:

 

· MINIPREÇO: com 489 franquiados.
· RE/MAX: com 396 franquiados.
· MAXFINANCE: com 360 franquiados.
· MEU SUPER: com 300 franquiados.
· MULTIOPTICAS: com 210 franquiados.
· MCDONALD’S: com 194 franquiados.
· 5ÀSEC: com 179 franquiados.
· CENTURY 21 PORTUGAL: com 170 franquiados.
· MELOM OBRAS: com 142 franquiados.

 

“Estes números destacam a capacidade do franchising não apenas de impulsionar setores individuais mas também de criar oportunidades de negócios e empregos em todo o país. Estas marcas demonstram um desempenho excecional e uma presença sólida no mercado de franchising em Portugal, consolidando ainda mais a posição do país como um mercado vibrante para negócios franchisados”, considerou Cristina Matos, diretora-geral da APF – Associação Portuguesa de Franchising.

 

Em Executive Digest

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