NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

José Pinho, fundador da livraria Ler Devagar e do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos, morreu na terça-feira, aos 69 anos, vítima de doença oncológica. Personagem incontornável do setor cultural, tinha recebido em maio o grau de comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, destinado a distinguir o mérito literário, científico e artístico, pelas mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Editor da revista literária de análise e crítica social Devagar, entre 1989 e 1995, José Pinho fundou, em 1999, a primeira livraria de fundos LER Devagar, no Bairro Alto. Foi depois presidente da RELI – Rede de Livrarias Independentes, na LX Factory, criada em março de 2020 no período da pandemia, e responsável pelos festivais Folio e Latitudes em Óbidos.

 

Foi também responsável pelas livrarias dos pavilhões de Portugal, nas representações oficiais na Feira Internacional do Livro de Guadalajara “Portugal Convidado de Honra 2018” e em 2019.

 

Lembramos aqui o contributo que deixou à revista Portugalglobal, por ocasião da Feira Internacional do Livro de Guadalajara “Portugal Convidado de Honra” 2018.

Partilhar