NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Com as grandes economias do mundo a lutarem para recuperar da covid-19, a classificação de 2022 dos países de crescimento mais rápido é dominada por mercados mais pequenos.

De facto, se juntássemos as economias dos dez primeiros, estes ocupariam apenas o 66.° lugar no mundo, entre o Iraque e o Koweit.

 

Aqueles que estão entre os dez primeiros são minúsculos ou estão a recuperar de crises ainda mais profundas do que a pandemia - a Venezuela, por exemplo (a maior economia do grupo), está em recuperação de uma gestão económica cronicamente pobre e a Líbia de lutas internas paralisantes.

 

Macau, a região de crescimento mais rápido, está a recuperar de uma redução para metade da sua economia em 2020, com o turismo e o jogo devastados pela covid-19.

 

A maioria dos jogadores que retornam será da China, apesar das restrições impostas por Pequim; os não chineses não regressarão em grande número até 2023.

 

O Camboja, o terceiro maior e o nono com o crescimento mais rápido, receberá um impulso com novos acordos comerciais regionais, e a Guiana com lucros do petróleo. Maldivas, Aruba, Santa Lúcia, Curaçau e Anguila têm a ganhar com o regresso dos turistas.


Alemanha
Crescimento do PIB4,2%
PIBper capita53200$(PPC:61000$)
Inflação 1,5%
Saldo orçamental (%PIB) -2,1 População 82,9 milhões
O país vai experimentar a vida sem a conservadora Angela Merkel ao leme pela primeira vez em 16 anos, após as eleições de setembro de 2021.0 vencedor foi o Partido Social Democrata (SPD), que negociou uma histórica coligação a três com os Verdes e os liberais dos Democratas Livres, elegendo Olaf Scholz como novo chanceler a 8 de dezembro. A política pós-pan- demia tenderá para o verde, com os carros elétricos na vanguarda. O grande setor industrial limitou a desaceleração provocada pela co- vid-19. A economia vai recuperar mais rapidamente do que a maioria dos parceiros da UE.

Áustria
Crescimento do PIB 4,7%
PIB per capita 57740$(PPC:63870 $)
Inflação 1,8%
Saldo orçamental (% PIB) -6,2 População 8,7 milhões
Sebastian Kurz renunciou ao cargo de chanceler em outubro de 2021 após um escândalo de corrupção e acabaria por anunciar o abandono da vida política já em dezembro. Karl Nehammer, até então ministro do Interior, foi entretanto eleito como novo líder do Partido do Povo Austríaco e chanceler. O governo de coligação, o primeiro da Europa a combinar um partido de centro-direita e um partido ambientalista, sobreviverá ao escândalo e liderará uma recuperação económica, graças à generosa resposta à pandemia do seu predecessor. Um dos "quatro frugais" da UE (com a Dinamarca, os Países Baixos e a Suécia), irá resistir aos apelos dos membros do sul da UE por mais dívida comum do tipo da emitida durante a crise da covid-19. Irá opor-se aos apelos da UE para o relaxamento da imigração, embora os estrangeiros sejam necessários para contrabalançar o envelhecimento da força de trabalho.

Bélgica
Crescimento do PIB 3,5%
PIBper capita55045$(PPC:58190$)
Inflação 1,8%
Saldo orçamental (% PIB) -5,4 População 11,7 milhões
Um governo de coligação de sete partidos foi formado após 495 dias de negociações, sem o partido separatista Nova Aliança Flamenga, que obteve a maior percentagem de votos nas eleições de 2019.0 governo agora vai ter de chegar a um consenso apesar das ideologias divergentes. Liderado pelo primeiro-ministro Alexander De Croo, vai gastar a maior parte dos 6 mil milhões de euros dos Fundos de Recuperação e Resiliência da UE dos próximos anos em infraes- truturas, revertendo um défice persistente em investimento público. A economia vai voltar à sua dimensão pré-pandemia.
A ver: Boom, drum & bass. A cidade de Boom receberá o Tomor- rowland, o maior festival de música eletrónica do mundo, em julho.

Bulgária
Crescimento do PIB4,1%
PIB per capita 12 000$ (PPC: 27 610$)
Inflação 2,3%
Saldo orçamental (% PIB) -2,3 População 6,8 milhões
O país realizou em novembro as terceiras eleições num ano, depois de SlaviTrifonov, personalidade da TV e líder do incipiente partido de protesto Existe Tal Nação, não ter conseguido apoio para um governo minoritário após as legislativas de julho. As eleições foram ganhar por um novo partido anticorrup- ção Continuamos a Mudança e Ki- ril Petkov chegou a acordo com outras três formações políticas para ser primeiro-ministro de uma inédita coligação que junta direita, socialistas eTrifonov-uni- dos pelo ódio ao ex-chefe de governo conservador Boiko Borisov. O novo executivo beneficiará de cerca de 10 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos da UE nos próximos anos, mas instituições instáveis e uma justiça flexível irão limitar a eficácia dos gastos. Os fortes laços comerciais com a UE agravaram o impacto económico da pandemia, mas também ajudarão na recuperação.
A ver. A ironia da coisa. O Festival Internacional de Jogos de Máscaras da Bulgária, realizado anualmente em Pernik, em janeiro, atrairá competidores mascarados de todas as partes do mundo após um hiato de dois anos.

Croácia
Crescimento do PI B 4,2%
PIBper capita16420$(PPC:30990$)
Inflação 1,7%
Saldo orçamental (% PIB) -3,9 População 4,1 milhões
O governo de coligação liderado pela União Democrática Croata de centro-direita e com o primei- ro-ministro Andrej Plenkovic no seu segundo mandato, tem uma maioria de três assentos no parlamento, mas deve permanecer estável por mais um ou dois anos. A prioridade imediata será distribuir vacinas e consolidar a recuperação da pandemia. Desafios de longo prazo, como o envelhecimento da população, terão de esperar. O crescimento económico, embora menor do que em 2021, completará a sua recuperação da recessão pandémica. Os gastos internos de consumidores e empresas crescerão e a vital indústria do turismo regressará gradualmente à vida.

Dinamarca
Crescimento do PIB 3,0%
PIB per capita 69700$(PPC: 67000$)
Inflação 1,6%
Saldo orçamental (% PIB) -0,2 População 5,8 milhões
O governo social-democrata de centro-esquerda carece de maioria legislativa, mas conta com o apoio de aliados à esquerda e beneficiará de uma oposição fragmentada para permanecer no poder. Manter os casos covid-19 baixos será o foco, mas os problemas de longo prazo irão aparecer. O desacordo sobre a política de migração, com os sociais-democratas a endurecerem a sua posição para minar a pressão da direita, causará atrito com os aliados parlamentares do partido. Se o vírus permitir, a economia recuperará.

Eslováquia
Crescimento do PI B 3,8%
PIB per capita 22170$(PPC: 36020$)
Inflação 2,0%
Saldo orçamental (% PIB) -4,9 População 5,5 milhões
Uma coligação de quatro partidos divergentes, constituída em 2021 com um mandato anticorrupção, tropeçou durante a pandemia e permanecerá instável, mas man- ter-se-á unida apenas o suficiente para garantir que não há hipótese de regresso para o governo liderado pelo partido Direção - Social - -Democracia ao qual sucedeu. Uma campanha de vacinação lenta retardou o progresso contra a pandemia, mas a economia deve completar a sua recuperação em 2022, impulsionada por um setor industrial robusto (a Eslováquia é o maior produtor mundial de automóveis por pessoa). O governo concentrar-se-á em atrair investimento estrangeiro.

Eslovénia
Crescimento do PIB4,1%
PIB per capita 29170$(PPC:44130$)
Inflação 1,7%
Saldo orçamental (% PIB) -4,3 População 2,1 milhões
A coligação de centro-direita de quatro partidos sob a liderança do primeiro-ministro Janez Jansa, sucessora de uma coligação de cen- tro-esquerda que colapsou em 2020, vai coxa em direção às eleições de junho, no meio de protestos populares e oposição política concertada. Há descontentamento, em particular, com as inclinações iliberais do governo, incluindo movimentos contra a imprensa e a independência judicial. Embora o Partido Democrático Esloveno de Jansa lidere nas sondagens, as eleições trarão negociações prolongadas e outra coligação instável. Os vínculos com a recuperação da economia alemã estimularão a recuperação, mas o lento renascimento do turismo criará ventos contrários.
A venAfinidade. Liubliana receberá o 17.° Congresso Europeu de Psicologia em julho.

Espanha
Crescimento do PIB5,9%
PIB per capita 32430$(PPC:45280$)
Inflação 1,4% Saldo orçamental (% PIB) -5,7 População 46,7 milhões
Depois de uma das recessões pandémicas mais profundas da Europa, a economia terá dificuldades para recuperar, prejudicada por questões estruturais, como a dependência de mão de obra contratada a curto prazo e receitas do turismo. O mercado de trabalho, ainda em recuperação uma década depois da crise financeira, sofreu com a pandemia, mas o desemprego vai retomar a tendência de queda este ano. O primeiro-mi- nistro Pedro Sánchez e o seu governo de coligação de centro-es- querda - o primeiro de Espanha - concentrar-se-ão em sair da crise sanitária e absorver os fundos de recuperação da UE.
A ver.O estímulo catalão. O governo minoritário será impulsionado por uma postura mais favorável dos separatistas catalães depois do perdão aos organizadores do referendo independentista de 2017, que não tinha sido aprovado pelo governo de Espanha.

Estónia
Crescimento do PIB 4,2%
PIB per capita28340$ (PPC:44730$)
Inflação 2,6%
Saldo orçamental (% PIB) -1,8 População 1,3 milhões
O governo de coligação da primeira- ministra Kaja Kallas junta o seu Partido da Reforma, de centro-di- reita, ao Partido do Centro. No entanto, as diferenças ideológicas significam que a cola está fraca e que a aliança pode seguir o caminho da sua antecessora, que ruiu ao fim de dois anos. À medida que a emergência da covid-19 diminuir, o foco da política regressará à j integração estável com a UE e a j NATO e à defesa de reformas pró- -mercado, em relação às quais existe um consenso nacional. O forte peso das importações no país significa que uma recuperação no comércio trará poucos estímulos económicos.

Finlândia
Crescimento do PIB 2,6%
PIB per capita 53820$(PPC:55270$)
Inflação 1,5%
Saldo orçamental (% PIB)-2,4 População 5,6 milhões
A coligação de governo de centro- -esquerda liderada pela primeira- -ministra Sanna Marin conta com forte apoio popular, embora questões como a imigração dividam o eleitorado e dêem força à extrema- -direita, especialmente se chegar uma nova onda de refugiados. À medida que a pandemia claminuir, o governo concentrar-se-á na reforma da assistência social e no fortalecimento das finanças públicas. A economia será impulsionada por uma recuperação nas exportações de alta tecnologia e produtos industriais.

Franca
Crescimento do PIB4,0%
PI B per capita46170$(PPC:54960$)
Inflação 1,3%
Saldo orçamental (% PIB) -6,2 População 65,6 milhões
O presidente EmmanuelMacron está bem posicionado para ganhar um segundo mandato em abril, embora uma maioria mais pequena do seu La Republique en Marche reduza o seu espaço de manobra. O governo impulsionará o seu programa de 100 mil milhões de euros de recuperação do lado da oferta, pro- jetado para colocar a economia numa base mais produtiva no longo prazo. O estímulo orçamental desenhado para sustentar a recuperação de curto prazo aumentará o rácio dívida/PIB, que já é o quinto maior da zona euro. Reformas impopulares para pensões e subsídios de desemprego vão esperar pelo menos até ao início de um segundo mandato. A economia levará grande parte do ano para preencher o buraco deixado pela pandemia.

Grécia
Crescimento do PIB5,0%
PIB per capita20960$(PPC: 34550$)
Inflação 1,7%
Saldo orçamental (% PIB) -3,7 População 10,3 milhões
A pandemia interrompeu a lenta recuperação do país após o desastre causado pela crise da dívida soberana de há uma década, mas os fundos de recuperação da UE estimularão a economia à medida que mais dinheiro for gasto. A recuperação refletirá a trajetória da pandemia, com turismo e transporte marítimo, ambos essenciais para a economia focada nos serviços da Grécia, vulneráveis a novas restrições a viagens e comércio.

Hungria
Crescimento do PIB4,7%
PIBper capita20170$(PPC:39290$)
Inflação 3,5%
Saldo orçamental (% PIB) -4,3 População 9,6 milhões
As eleições mais renhidas desde as de 2010, que levaram o partido Fi- desz ao poder, estão marcadas para abril ou maio. O Fidesz já foi reeleito duas vezes desde então e esse cenário pode voltar a acontecer, apesar de uma frente unida da oposição. Sob a liderança do pri- meiro-ministro Viktor Orbán, o governo reprimiu vozes dissidentes ao subjugar a comunicação social e a justiça. A UE opôs-se, mas
não levará avante as ameaças de restringir o financiamento. A economia vai prosperar após uma grande recuperação em 2021.
A ver: Sufrágio do orgulho. O governo planeia um referendo no início de 2022 sobre novas regras nas escolas que restringem o ensino sobre questões de homossexualidade e de transgénero.

Irlanda
Crescimento do PIB 5,5%
PIB per capita107490$(PPC:115480$)
Inflação 2,2%
Saldo orçamental (% PIB) -2,1 População 5 milhões
Um dos poucos países a crescer durante a pandemia, a Irlanda desfrutará de um impulso pós-covid prolongado. Mas a fonte de parte desse crescimento - a presença de empresas multinacionais atraídas por impostos baixos-poderá ser ameaçada por um planeado tratado tributário internacionaL O governo do taoiseach (primeiro-ministro) Mi- cheal Martin, uma coligação entre os rivais Fine Gael e Fianna Fail mais o Partido Verde, tornar-se-á cada vez mais turbulento. Pode durar o ano todo, mas não muito mais.
A ver: Troca de lugares. Leo Va- radkar, líder do Fine Gael e ex-tao/- seach, assumirá o cargo de Martin neste ano segundo o acordo de troca da coligação.

Itália
Crescimento do PIB4,4%
PIB per capita 36330$(PPC:47760$)
Inflação 1,2%
Saldo orçamental (% PIB) -6,1 População 60,3 milhões
O governo de unidade nacional liderado pelo primeiro-ministro Mário Draghi tem o apoio de todos os partidos no parlamento, ex- ceto os Irmãos de Itália (extrema- -direita) e deve concluir o seu mandato, cujo fim está previsto para 2023. As divisões internas irão, no entanto, atrasar a reestruturação económica que Draghi propõe. A Itália foi duramente atingida pela pandemia e a sua economia é prejudicada por questões de longa data, como a evasão fiscal e o envelhecimento da população. Ainda assim, deve recuperar a sua dimensão pré-pandé- micaem2022.
A ver: No palco. Itália deverá receber a Eurovisão, o extravagante concurso pop da Europa, com uma plateia completa, depois de o evento ter sido cancelado em 2020 e a participação ter sido restrita em 2021.

Letónia
Crescimento do PIB 4,5%
PIB per capita20260$(PPC: 25410$)
Inflação 1,3%
Saldo orçamental (% PIB) -2,3 População 1,9 milhões
O governo de coligação de centro- -direita de quatro partidos liderado pelo primeiro-ministro Krisja- nis Karins é inerentemente instável: o seu partido Nova Unidade detém apenas oito dos 100 assentos no parlamento e enfrentará pressão crescente conforme a pandemia for atenuando. As eleições em outubro de 2022 resultarão noutra coligação complicada. A política seguirá o consenso pró- -mercado e orçamentalmente prudente que tem dominado desde a independência em 1991.

Lituânia
Crescimento do PIB 3,9%
PIB per capita 25020$(PPC:46080$)
Inflação 2,3%
Saldo orçamental (% PIB) -2,7 População 2,7 milhões
O governo de coligação do conservador União da Pátria - Lituanos Democratas Cristãos e dois parceiros liberais apoia reformas no sistema de educação e outras mudanças destinadas a estreitar o fosso com os países europeus ricos. A economia saiu-se relativamente bem na pandemia, já que fortes ligações com a Rússia e a Polónia proporcionaram o isolamento das áreas mais afetadas da Europa.
A ver: O arame. Uma cerca ao longo da fronteira de480 km com a Bielorrússia será concluída para bloquear o número crescente de migrantes que fogem do governo autocrático do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko

Noruega
Crescimento do PIB2,9%
PIB per capita85420$(PPC:68560$)
Inflação 2,6%
Saldo orçamental (% PIB) -2,5 População 5,5 milhões
O Partido Trabalhista de centro-es- querda assumiu as rédeas após as eleições de setembro de 2021 em coligação com o populista e anti- -imigração Partido do Centro. Os trabalhistas pressionarão por uma política orçamental mais redistributiva e mais gastos com a saúde, enquanto o Partido do Centro procurará restringir a imigração. Os gastos crescentes no país e no exterior permitiram uma recuperação total de uma recessão superficial provocada pela covid-19, e a economia retomará a sua tendência de crescimento em 2022.

Países Baixos
Crescimento do PIB 3,9%
PIB per capita 58050$(PPC:66810$)
Inflação 2,1%
Saldo orçamental (% PIB) -2,7 População 17,5 milhões
Os dois partidos com mais votos nas eleições de 2021, o Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (WD, centro-direita) e os Democratas 66 (centro-esquerda), lutaram para recrutar parceiros de coligação. Foram precisos 271 dias para chegar a acordo e repetir a aliança do terceiro governo de Mark Rutte, com o Apelo Democrata Cristão e a União Cristã. Rutte consegue assim o seu quarto mandato como primeiro-minis- tro. Mas a coligação é frágil e pode não durar o ano todo.

Polónia
Crescimento do PIB4,9%
PIB per capita19400$(PPC:39880$)
Inflação 3,6%
Saldo orçamental (% PIB) -3,9 População 37,7 milhões
O Lei e Justiça (PiS), que domina a coligação no governo, é alvo de pressões de partidos menores após a saída do Acordo, um grupo conservador, em 2021.0 PiS e o seu presidente, Jaroslaw Kac- zynski, vão procurar acordos específicos para manter as suas políticas nacionalistas no caminho certo, mas o governo não cumprirá um mandato completo. Em vez disso, tentará desencadear eleições antecipadas quando as sondagens forem favoráveis, embora uma oposição conservadora ressurgente represente riscos. A economia seguirá em frente após uma leve recessão em 2021.
A ver: Newtube. Um gasoduto que transporta gás da Noruega entrará em funcionamento total, reduzindo a dependência que a Polónia tem da Rússia.

Portugal
Crescimento do PI B 5,1%
PIB per capita 25730$(PPC:39220S)
Inflação 0,9%
Saldo orçamental (% PIB) -1,8 População 10,3 milhões
O chumbo do orçamento apresentado pelo governo minoritário do Partido Socialista (PS) levou o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a dissolver o Parlamento. O primei- ro-rninistro António Costa procura um terceiro mandato nas eleições antecipadas de 30 de janeiro. O futuro governo irá distribuir subsídios e empréstimos da UE ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência para dinamizar a economia. Portugal foi duramente atingido pela pandemia devido às taxas de infeção altas e precoces e à dependência do turismo, que permanecerá moderado ao longo de 2022. Questões estruturais como a produtividade persistentemente baixa pesarão ainda mais na recuperação.

Reino Unido
Crescimento do PIB 5,6%
PIB per capita 50590$(PPC:51050$)
Inflação 2,5%
Saldo orçamental (% PIB) -6,3 População 68,5 milhões
O governo conservador do primei- ro-ministro Bóris Johnson mudará o seu foco da crise da saúde para as condições comerciais pós-Brexit com a UE e para a agenda interna do governo - "reconstruir melhor". Johnson vai defender-se dos apelos dos líderes escoceses por um referendo sobre a independência, enquanto as tensões sobre o estatuto pós-Brexit da Irlanda do Norte persistirão. O governo pretende restabelecer as regras que permitem eleições antecipadas e pode vir a convocá-las, mas não será em2022. Os efeitos colaterais da covid-19 e do Brexit prejudicarão o comércio de mercadorias. A economia completará a sua saída da recessão.

República Checa
Crescimento do PIB4,6%
PIBper capita 28640$(PPC: 47410$)
Inflação 2,6%
Saldo orçamental (% PIB) -5,3 População 10,7 milhões
O partido ANO, no governo, foi derrotado por pouco nas eleições de outubro de 2021. A coligação de três partidos de centro-direita Juntos obteve a maioria dos votos e juntou-se à aliança de centro-esquerda Piratas e Autarcas para formar um novo governo liderado por Petr Fiala. As diferenças ideológicas dentro do governo dificultarão a vida. O crescimento económico acelerará em 2022, conforme as perturbações do lado da oferta diminuam.
A ver: Ambição alargada. A República Checa assume a presidência rotativa do Conselho da UE em julho e usará o seu mandato para pressionar pelo alargamento da UE aos Balcãs Ocidentais.

Rússia
Crescimento doPIB2,7%
PIB per capita 12310 $(PPC:30840$)
Inflação 4,7%
Saldo orçamental (% PIB)-1,2 População 148,8 milhões
Atormentado pelas sanções do Ocidente e pela volatilidade nos mercados globais de petróleo, o governo tem trabalhado para se proteger de choques externos. Isso significa que as reformas pró-cres- cimento ficarão em segundo plano em relação às medidas defen-,, sivas, como a preservação das reservas em moeda estrangeira. Mudanças constitucionais permitem que o presidente Vladimir Pu- tin possa permanecer no poder até 2036, mas manter o controlo exigirá um laço cada vez mais apertado em torno da dissidência interna e combates constantes contra inimigos externos, reais ou fabricados. A economia perderá velocidade após uma recuperação pós-pandemia e retomará a sua tendência baça.
A ver: Chegada tardia. A sonda Luna 25 pousará na região do polo sul da lua em maio, sete meses depois do planeado.

Suécia
Crescimento do PIB2,9%
PI B per capita61690$ (PPC:61920 $)
Inflação 1,7%
Saldo orçamental (% PIB) -0,6 População 10,3 milhões
A social-democrata Magdalena Andersson tornou-se em novembro na primeira mulher chefe do governo sueco, depois da demissão de Stefen Lõfven. Esperava-se que, tal como o antecessor, governasse em coligação com os Verdes, mas estes recuaram após ter sido aprovado uma contraproposta de orçamento da oposição. Contudo, mostraram-se abertos a aceitar um governo minoritário social-democrata até às eleições de setembro. Uma coligação de centro-direita é o resultado eleitoral mais provável, incluindo os democratas suecos, nacionalistas e anti-imigração, mas não terá maioria. A sua agenda incluirá controlos de imigração mais rígidos e medidas para arrefecer um mercado imobiliário em sobreaquecimento.

Suíça
Crescimento do PIB 2,9%
PIB per capita 87 880$(PPC: 79 230$)
Inflação 0,8%
Saldo orçamental (% PIB) 0,1 População 8,8 milhões
A relação com a UE será motivo de grande preocupação depois de sete anos de negociações que fracassaram em 2021 e numa altura em que os partidos se preparam para as eleições em 2023.0 Partido do Povo Suíço, de direita, que detém a maior parte dos assentos parlamentares, destacará a soberania, enquanto os sindicatos e a esquerda enfatizarão a liberdade de circulação e os direitos dos trabalhadores. Os Verdes, que brilharam nas eleições de 2019, farão campanha para uma repetição dos resultados, já que os lugares no Conselho Federal de sete assentos são distribuídos de acordo com a votação em duas eleições sucessivas. O crescimento económico ficará acima da tendência, embora abaixo da taxa de 2021.

Ucrânia
Crescimento do PI B 4,1%
PIB per capita4970$ (PPC:14760$)
Inflação 7,2%
Saldo orçamental (% PIB) -3,8 População 41,6 milhões
Uma onda inicial de popularidade para o presidente Volodymyr Zelensky e o seu partido Servo do Povo diminuiu e, com o recuo da pandemia, o ressurgimento de divisões internas enfraquecerá ainda mais o governo. A tensão com a Rússia poderá mudar a situação. Os aliados ocidentais pressionarão por uma reforma mais profunda de uma j ustiça obstrutiva e tendenciosa, mas o progresso será passageiro. A economia recuperará lentamente da recessão, mas o crescimento ficará bem abaixo do ritmo alcançado após a Revolução Laranja de 2004-05.


Austrália
Crescimento do PIB2,2%
PIB per capita62910$(PPC: 57530 $)
Inflação 1,9%
Saldo orçamental (% PIB) -4,9 População 25,9 milhões
O primeiro-ministro Scott Morri - son lutará para se manter no lugar nas eleições que serão realizadas até maio, com a sua coligação Liberal-Nacional a enfraquecer, mas sendo ainda a preferida face à oposição do Partido Trabalhista. O apoio diminuirá, principalmente entre as mulheres, que não estão satisfeitas com a resposta às alegações de má conduta sexual dentro do governo. O executivo também pode enfrentar uma reação a uma resposta à pandemia que começou bem, mas que depois se tornou pesada. A economia retomará a tendência de crescimento após uma forte recuperação.

Bangladesh
Crescimento do PIB 5,7%
PIB per capita 2360 $ (PPC:5850 $)
Inflação 5,6%
Saldo orçamental (% PIB) -5,9 População 167,9 milhões
O governo da Liga Awami, liderado pela primeira-ministra Sheikh Ha- sina Wajed, começará o último ano do seu terceiro mandato consecutivo apoiado por uma rede de clientelismo e militares leais. Aind a assim, a oposição, principalmente o Partido Nacionalista do Bangladesh, vai organizar protestos. As remessas de trabalhadores emigrados em paises ocidentais impulsionarão a economia. Os esforços de vacinação estender-se-ão até 2023, embora os trabalhadores do setor das confeções tenham prioridade.

Cazaquistão
Crescimento do PIB 4,2%
PIB per capita 11230$(PPC:29220$)
Inflação 6,1%
Saldo orçamental (% PIB) -2,7 População 19,2 milhões
O chefe de Estado Kassym-Jomart Tokayev manterá o controlo sob o olhar atento de Nursultan Nazar- bayev, o seu antecessor octogenário que manteve poderes substanciais ao deixar o cargo em 2019.0 partido minoritário Ak Zhol preencherá o papel recém-criado de oposição parlamentar, embora, por apoiar o governo, a oposição real ser mínima. Um fundo de riqueza soberana bem abastecido fornece combustível para muitos gastos.
A ver: Momento da lâmpada. A Luz & Som Cazaquistão exibirá iluminação profissional e equipamentos de som de todo o mundo na capital, Almaty, de maio a junho.

PERSONALIDADE DE 2022
O partido de extrema-direita Irmãos da Itália (FDI, em italiano) teve sucesso ao af as- tar-se do poder, opondo-se à formação dos três últimos governos, mas isso pode mudar em breve. O FDI quase quadruplicou o seu apoio desde as eleições gerais de 2018, ultrapassando a Liga Norte, também de extrema-direita, para se tornar o partido mais popular de Itália. A sua líder, Giorgia Meloni. que ingressou na ala jovem do Movimento Social Italiano, neofas- cista, aos 15 anos e se tornou a líder do FDI em 2014, tem agora a hipótese de consolidar a sua posição como chefe da direita italiana. Ela será cortejada por Matteo Salvini, o líder da Liga, mas está bem posicionada para eclipsá-lo, já que as contendas começam antes das eleições marcadas para junho de2023. Ela terá a possibilidade de se tornar na primeira mulher primeira-ministra de Itália.

Coreia do Sul
Crescimento do PIB2,7%
PIB per capita 36340$(PPC:48680$)
Inflação 1,8%
Saldo orçamental (% PIB) -3,5 População 51,3 milhões
O Partido Minjoo, de tendência liberal, detém a presidência e uma forte maioria no parlamento, mas perderá a primeira nas eleições de março, ondeYoon Seok-youl, suposto candidato do conservador Partido do Poder do Povo (PPP), beneficiará da frustração do público com a lenta implementação da vacinação por parte do governo. O confronto resultante entre a preferência de Minjoo por um orçamento expansionista e o conservadorismo orçamental do PPP vai atrasar o progresso nas políticas. Após uma recuperação total em 2021, o crescimento económico desacelerará, mas permanecerá acima da tendência.
Coreia do Sul Divida pública como % do PIB
50 30
2013 1$ 17 19 2! 22 Equilíbrio orçamental como % do PIB


Hong Kong
Crescimento do PIB 3,1%
PI B per capita51790$ (PPC:66670$)
Inflação 2,1%
Saldo orçamental (% PIB) -0,8 População 7,5 milhões
O território começará o ano sob um novo Conselho Legislativo após as eleições de dezembro de 2021- tiveram a participação mais baixa de sempre e foram ganhas pelos políticos pró-Pequim. Com uma nova lei de segurança nacional que reprime os protestos populares e novas regras eleitorais alienando os grupos da oposição, a antipatia generalizada em relação ao governo aprovado por Pequim terá pouco escape. O ataque às liberdades civis prejudicará as relações internacionais, mas os estreitos vínculos com o delta do rio das Pérolas na China, mais estabilidade política e subtileza regula- tória preservarão o papel de Hong Kong como centro financeiro.
A ver: Não me diga. A censura, incluindo a autocensura do discurso político, tornar-se-á mais generalizada à medida que os líderes chineses reprimem a dissidência.

índia
Crescimento do PIB7,8%
PIB per capita 2270$ (PPC:7750$)
Inflação 5,0%
Saldo orçamental (% PIB) -5,9 População 1,41 mil milhões
Uma resposta hesitante à pandemia prejudicou a popularidade do segundo mandato do governo do Partido Bharatiya Janata, sob a liderança do primeiro-ministro Narendra Modi. Isso afetará os resultados das sete eleições estaduais marcadas para 2022, prejudicando a posição do governo na câmara alta do parlamento. Os protestos públicos contra as reformas agrícolas, que duraram mais de um ano, também pesarão sobre o governo. As relações azedas com a China irão fortalecer a posição da índia no "quadrilátero" com EUA, Austrália e Japão, mas a sua posição tradicional não alinhada limitará a profundidade da colaboração. A atividade económica abrandará ligeiramente após a recuperação robusta em 2021, mas o impulso de capital do governo e o acesso mais fácil ao crédito para investimento privado manterão a economia a crescer acima da tendência.

Indonésia
Crescimento do PIB 5,0%
PIB per capita4220$(PPC: 13710$)
Inflação 3,8%
Saldo orçamental (%PIB) -5,0 População272 milhões
As restrições de distanciamento social serão exigidas até 2022, em resposta a surtos esporádicos de co- vid-19, e uma lenta campanha de vacinação pesará sobre o consumo e os negócios em 2023.0 presidente Joko Widodo vai desviar a atenção da fraca resposta do seu governo à pandemia renovando a sua campanha contra a corrupção. O investimento público em infraes- truturas e o aumento da procura externa por matérias-primas compensarão os fracos gastos internos, impulsionando a economia.
A ver: Fim dos dias. A constituição proíbe Widodo de ter um terceiro mandato. Os aspirantes a sucessores começarão a surgir em antecipação às eleições de 2024.

Japão
Crescimento do PIB 3,0% PIBpercapita41360$(PPC:458O0$) Inflação 1,6%
Saldo orçamental (% PIB) -7,0 População 125,6 milhões
A saída de Suga Yoshihide de pri- meiro-ministro abriu a porta para Kishida Fumio, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, assumir o cargo de chefe do governo. Ele venceu a disputa pela liderança do Partido Liberal Democrático, no poder, em setembro, e depois antecipou as eleições, perdendo lugares mas mantendo a maioria. Kishida nomeou um gabinete cheio de partidários do antigo primeiro-minis- tro Shinzo Abe. Políticas generosas com dinheiros públicos são prováveis. Metade dos assentos da câmara alta será eleita em 2022 e a coligação no governo manterá a sua maioria. A vacinação em massa será atingida no início de 2022.
> Japão
PIB real, % de alteração em relação ao ano anterior

Malásia
Crescimento do PIB 4,0%
PIB per capita 11780$ (PPC:30690$)
Inflação 1,9%
Saldo orçamental (% PIB) -5,4 População 33,2 milhões
Ismail Sabri Yaakob da Organização Nacional dos Malaios Unidos (UMNO), nomeado primeiro-mi- nistro em agosto de 2021 depois de o seu antecessorterperdido o apoio de alguns deputados do próprio partido, convocará provavelmente eleições antecipadas no início de 2022 para tentar uma maioria mais estável. Antes disso, ele tentará suprimir a epidemia de covid-19, acelerando uma lenta campanha de vacinação. A instabilidade política atrasará objetivos políticos mais amplos, como a ratificação de acordos comerciais com parceiros regionais. A atividade económica vai retomar, completando a recuperação da queda da pandemia.
A ver: Vigaristas. Os julgamentos continuarão para as personalidades da UMNO ligadas a um escândalo de corrupção que tirou o partido do poder em 2018 pela primeira vez desde a independência em 1957.

Nova Zelândia
Crescimento do PIB 2^%
PIB per capita50200$(PPC:49680$)
Inflação 2,6%
Saldo orçamental (% PIB) -3,8 População 5,1 milhões
A primeira-ministra Jacinda Ardem abandonou a sua estratégia de eliminação do coronavírus depois de a variante Delta se ter mostrado impossível de erradicar. Mas a variante Ómicron atrasou os planos para acabar com a quarentena obrigatória de quem entra no país pelo menos até final de fevereiro. A meta de vacinar 90% da população deve ser cumprida no início de 2022. A economia acelerou em 2021, em parte porque os confina- mentos por causa do vírus foram breves. O banco central aumentará as taxas de juros regularmente, enquanto o mercado imobiliário também exigirá a atenção dos reguladores.

Paquistão
Crescimento do PIB 3,2%
PI B per capita 1340$ (PPC: 5190 $)
Inflação 7,0%
Saldo orçamental (% PIB) -6,4 População 229,5 milhões
O Paquistão terá um papel de liderança na coordenação da resposta internacional ao novo regime talibã no Afeganistão, estabelecido após a retirada precipitada das tropas ocidentais em agosto de 2021. Geralmente apoiantes dos talibãs, os líderes do Paquistão serão, no entanto, cautelosos em oferecer ajuda ao Movimento Talibã do Paquistão, um grupo aliado que se opõe ao governo em Islamabad. Ondas de covid-19 impedirão a recuperação económica, com uma política orçamental restritiva a aumenar o impacto da pandemia.

PERSONALIDADE DE 2022
Enquanto os países ricos já estão a administrar as terceiras doses da vacina contra a co- vid-19 aos vulneráveis, muitos nos países mais pobres ainda estão a aguardar a primeira. Quando a irão receber pode depender de Adar Poonawalla, CEO do Serum Institute of índia (Sll). Num mundo dividido entre quem tem e quem não tem vacina, a índia tem um pé de cada lado. O país tinha vacinado totalmente menos de 20% da sua população no início de outubro de 2021 e parece improvável que chegue a 60% antes de meados de 2022, o que o coloca entre os retardatários. No entanto, o Sll de Poonawalla é o maior produtor mundial de vacinas e prometeu mais de mil milhões de doses para a COVAX, o programa de vacinas para países pobres. Os problemas da cadeia de abastecimento e uma proibição de exportação restringiram a campanha de inoculação, mas o fluxo de vacinas administradas deve aumentar em 2022.

Sri Lanka
Crescimento do PIB4,1%
PIB per capita 3930$(PPC: 15O00$)
Inflação 5,7%
Saldo orçamental (% PIB) -9,2 População 21,6 milhões
O Sri Lanka Podujana Peramuna controla o poder- a presidência é de Gotabaya Rajapaksa e a chefia do governo do seu irmão, Mahinda Rajapaksa-, deixando pouco espaço para a oposição impedir uma mudança em direção ao autoritarismo. As minorias étnicas e religiosas clamarão por igualdade face à maioria budista cingalesa, mas sem efeito. A covid-19 gerou a pior recessão de todos os tempos no país, mas a melhoria da procura interna e um salto no turismo à medida que as restrições às viagens diminuem, estimularão a economia.

Tailândia
Crescimento do PIB 3,1%
PIBper capita 7840$(PPC: 19810$)
Inflação 1,0%
Saldo orçamental (% PIB) -6,1 População 70,1 milhões
O primeko-ministro, o ex-líder golpista Prayuth Chan-ocha, conta com o apoio dos monárquicos e militares. Mas a reverência com que o povo tratava o monarca anterior diminuiu sob o seu filho frequentemente ausente, o rei Maha Vajiralongkom. A legitimidade da administração militar enfraquecerá como resultado. Não há ameaça imediata para o governo, que completará o seu mandato em 2023, mas a disputa por influência na sucessão afetará a política. A recuperação económica de uma profunda recessão induzida pela pandemia permanecerá incompleta.

Uzbequistão
Crescimento do PIB5,8%
PI B per capita2060$ (PPC: 9910 $)
Inflação 9,6%
Saldo orçamental (% PIB) -3,0 População 34,4 milhões
O presidente Shavkat Mirziyoyev começará 2022 impulsionado por uma vitória esmagadora nas eleições de outubro de 2021 que, tal como as que cinco anos antes lhe deram o seu primeiro mandato, não foram nem livres nem justas. Enquanto mantém o controlo sobre as liberdades políticas, tentará reformas económicas liberais, incluindo o desinvestimento em empresas estatais e bancos, para atrair capital privado. O setor de recursos naturais prosperará e a economia, que evitou a recessão durante a pandemia, beneficiará da recuperação global.

Vietname
Crescimento do PIB 6,6%
PIB per capita 3180$(PPC:9700$)
Inflação 3,1%
Saldo orçamental (% PIB) -3,6 População 99 milhões
Em 2021, NguyenPhuTrong foi nomeado para um inédito terceiro mandato consecutivo como secre- tário-geraJ do Partido Comunista do Vietname; a sua autoridade pessoal e a supremacia do partido permanecerão incontestáveis. O governo fará campanha contra a corrupção com o objetivo de acalmar o descontentamento popular latente. Salários baixos, incentivos governamentais e relações comerciais sólidas atrairão investimento estrangeiro numa indústria de mão-de-obra intensiva, suportando o crescimento económico sustentado.

América do Norte
Canadá
Crescimento do PIB 4,2%
PIBper capita 526TO$(PPC:54600$)
Inflação 2,2%
Saldo orçamental (% PIB) -6,7 População 38,4 milhões
O governo do Partido Liberal, liderado pelo primeiro-ministro Justin Trudeau, foi reeleito numas eleições antecipadas em setembro de 2021, mas continua sem maioria no parlamento. Os Conservadores, na oposição, tentaram atrair os eleitores indecisos com uma promessa inco- mum de maior despesa do governo, mas não conseguiram ganharterre- no. A decisão impopular deTrudeau de convocar eleições enquanto a pandemia ainda grassava deixou debilitado. O governo continuará com o seu programa social progressista, incluindo o combate às alterações climáticas e a redução para metade dos custos com creches.
Estados Unidos
Crescimento do PIB 3,8%
PIB per capita 73110 $ (PPC: 73110$)
Inflação 3,2%
Saldo orçamental (% PIB) -8,0 População334,8milhões
As eleições para o Congresso em novembro de2022 serão um referendo sobre os primeiros dois anos da presidência de Joe Biden e do Partido Democrata mas também sobre o apetite público por mais políticas trumpistas. A corrida para a votação será amarga; o partido no poder muitas vezes perde assentos nas eleições intercalares, um resultado que pode paralisar a presidência de Biden. A economia manterá a sua taxa de crescimento acima da tendência após uma recuperação total e acentuada em 2021, impulsionada por forte apoio orçamental e um programa de infraestxuturas substancial.
México
Crescimento do PIB2,8%
PIBper capita 10180$(PPC:21020$)

Inflação 3,8%
Saldo orçamental (% PIB) -2,5 População 131,6 milhões
Os gastos de consumidores e empresas vão recuperar lentamente, refletindo o ritmo modesto de vacinações e uma resposta orçamental limitada à pandemia, mas a economia vai recuperar até ao seu nível pré-covid em 2022.0 presidente Andrés Manuel Lopez Obrador, do partido de esquerda Morena, mostrará poucos progressos na sua agenda anticorrupção e redistributiva, mas os eleitores vão entender, dado o seu descontentamento com as principais forças da oposição. Fortes maiorias pró-go- verno em ambas as câmaras legislativas fortalecerão a sua autoridade. O crescimento económico estará mais próximo da tendência após a recuperação de 2021.
A ver: Falta energia. Lopez Obrador centralizará ainda mais o seu poder, mas a sua esperada reforma constitucional para renacionalizara política energética não acontecerá.

América Latina
Argentina
Crescimento do PIB2,9%
PIB per capita9840$ (PPC:22310 $)

Inflação 46,9%
Saldo orçamental (% PIB) -3,4
População 46 milhões
O governo de coligação de esquerda do presidente Alberto Femán- dez não conseguiu a maioria que desejava nas legislativas de novembro de 2021, enfraquecido por uma resposta ineficaz à pandemia, Mas ainda assim não teve um resultado tão mau como o esperado mantendo-se como a principal força na Câmara dos Deputados, apesar de ter perdido a maioria no Senado. A política voltará a um caminho mais moderado, seguindo um desvio para o populismo, e o governo tentará um novo acordo com o FMI para evitar uma crise da balança de pagamentos. No entanto, a tentação de truques que agradam às multidões minará o compromisso com os termos do acordo, aumentando aperspetiva de volatilidade económica e agitação social.

PERSONALIDADE DE2022
O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva acumulou mais condenações por corrupção do que mandatos, mas com as principais condenações revogadas em 2021, ele pode estar prestes a re- conquistar o cargo. Lula enfrentará o atual titular, Jair Bolsonaro, nas eleições marcadas para outubro e, se for possível acreditar nas primeiras sondagens, vencerá. O Partido dos Trabalhadores de Lula é visto com cautela pelas grandes empresas, mas após a sua primeira vitória eleitoral em 2002, o ex-líder sindical, que não tinha conseguido chegar à presidência nas três eleições anteriores com uma candidatura de esquerda radical, trilhou um caminho pragmático que impulsionou o crescimento económico enquanto direcionava dinheiro pãra os pobres. Embora o seu partido tenha girado para a esquerda durante a sua detenção, ele arrastá-lo-á de volta ao centro se receber um terceiro mandato.

Brasil
Crescimento do PIB 1,8%
PIB per capita 8120$(PPC: 16470$)
Inflação 5,0%
Saldo orçamental (% PIB) -6,0 População 214,8 milhões
O presidente populista de direita Jair Bolsonaro irá à procura de um segundo mandato nas eleições de outubro de 2022, quando o seu principal rival será Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, de esquerda, que disputará um terceiro mandato (Ver Personalidade). Bolsonaro declarou a sua intenção de ignorar o resultado, a menos que ganhe. A tensão estará alta na corrida para as eleições. As reformas pró-mercado vão definhar enquanto o presidente tenta atrair os eleitores com cheques da segurança social, e a economia vai retomar a sua trajetória de crescimento modesto após a recuperação de 2021.
A ver: Desligada. A Electrobras, empresa nacional de energia elé- trica, será privatizada no primeiro semestre de 2022.0 Estado manterá uma participação minoritária.

Chile
Crescimento do PIB 3,3%
PIBper capita15760$(PPC:28900$)
Inflação 3,4%
Saldo orçamental (% PIB) -5,7 População 19,3 milhões
A viragem à esquerda foi confirmada com a eleição de Gabriel Bo- ric, candidato de uma aliança que inclui o Partido Comunista, como futuro presidente. Quando tomar posse, em março de 2022, terá 36 anos e será o mais jovem presidente do país. Já antes, o consenso político ortodoxo de longa data dava sinais de desgaste, quando foi eleita uma assembleia constituinte dominada pela extrema-es- querda para redigir a nova constituição. Tendo assumido uma rápida liderança na vacinação, o Chile terá um desempenho económico superior ao da sua região, com o fortalecimento dos gastos internos e a forte procura chinesa pelas suas exportações de produtos primários a apagar rapidamente a pegada da pandemia.
A ver. Projeto de inclusão. O pro- jeto de constituição será submetido a referendo no segundo semestre de 2022.

Colômbia
Crescimento do PIB 3,8%
PIB per capita6530$(PPC: 16 820 $)
Inflação 3,5%
Saldo orçamental (% PIB) -4,8 População 51,5 milhões
O presidente Iván Duque, do partido de direita Centro Democrático, enfraquecido por protestos e enfrentando as ambições de futuros sucessores, terá dificuldades para implementar o seu programa económico com a aproximação das eleições em maio; é provável que ele seja substituído por um candidato da esquerda. A implementação de acordos de paz com a insur- gência extinta das FARC avançará lentamente. O conflito com guerrilheiros esquerdistas aprofundará a sensação de instabilidade.
A ver: Regularização de imigrantes. Uma proposta do governo de conceder um estatuto legal a cerca de um milhão de imigrantes venezuelanos aprofundará as fissuras sociais.

Cuba
Crescimento do PI B 4,0%
PI B per capita2760$ (PPC: 13770$)
Inflação 32,3%
Saldo orçamental (% PIB) -13,2 População 11,3 milhões
A atividade do setor privado aumentará gradualmente após as reformas da lei sobre pequenas empresas e trabalho independente, melhorando a produtividade e sufocando parte da raiva expressa nas mas em 2^)21. A economia vai recuperar lentamente do efeito das sanções da eraTrump e o impacto da covid-19, enquanto a unificação das taxas de câmbio gémeas do país em 2021 criará uma inflação volátil, afetando o nível de vida. Miguel Díaz-Canel, o primeiro presidente não castrista desde a revolução, usará medidas repressivas se a sua autoridade pessoal diminuir.
~>Cuba Inflação, %
424

Paraguai
Crescimento do PIB 4,2%
PIB per capita 5780$(PPC:14540$)
Inflação 5,1%
Saldo orçamentai (% PIB) -3,2 População 7,3 milhões
Um aumento tardio de infeções por covid-19 prejudicou a aprovação pública do presidente, Mário Abdo Benitez. A frustração cresceu enquanto os atrasos nas compras de vacinas atrasavam a campanha de vacinação, Assim, embora goze de uma forte maioria parlamentar, o presidente perderá cada vez mais as ruas. Uma crescente insurgência marxista do Exército do Povo Paraguaio aumentará o stresse.

Peru
Crescimento do PI B 3,0%
PI B per capita6870$ (PPC: 13740$)
Inflação 3,2%
Saldo orçamental (% PIB)-4,4 População 33,5 milhões
O partido Peru Livre de Pedro Castillo, o presidente de extrema-es- querda, é o maior grupo no Congresso de câmara única, mas tem apenas 37 dos 130 assentos, e está prevista uma colisão entre os dois ramos, seja a destituição do presidente ou um "golpe palaciano" contra a legislatura. Já conseguiu evitar um impeachment em dezembro. Dois pilares centrais da política, a reforma constitucional e a nacionalização dos principais setores extrativos, irão definhar, mas o governo continuará a prosseguir uma política de impostos mais altos e mais despesa pública.

Uruguai
Crescimento do PI B 3,3%
PIB per capita 18120$(PPC:24620$)
Inflação 6,6%
Saldo orçamental (% PIB) -4,1 População 3,5 milhões
O presidente Luis Lacalle Pou lutará contra uma tentativa da oposição de revogar, por referendo, grandes fatias das suas reformas pró-merca- do, e a sua vontade deve prevalecer. A política concentrar-se-á na reforma do sistema de segurança social e na redução do défice orçamental. As negociações com os sindicatos serão complicadas, pois os trabalha- i dores procuram recuperar o terreno ; perdido durante a pandemia, e as greves são inevitáveis.

Venezuela
Crescimento do PIB 13,0%
PIB per capita 2000$ (PPC:5250$)
Inflação1069%
Saldo orçamental (% PIB) -5,8
População 28,8 milhões
O presidente Nicolás Maduro contará com o seu dispositivo de segurança para manter o poder e não cederá autoridade significativa aos seus críticos. A economia vai finalmente recuperar quando o mesmo acontecer com a produção de petróleo, mas a taxa de crescimento de 13% é enganosa: o país não vai chegar perto da recuperação do colapso económico devastador de 2016-20.
Médio Oriente e África
África do Sul
Crescimento do PIB 2,4%
PI B per capita 7000 $ (PPC: 14 930$)
Inflação 4,8%
Saldo orçamental (% PIB)-7,2 População 60,8 milhões
O presidente Cyril Ramaphosa e o seu governo do Congresso Nacional Africano (ANC) farão progres-
sos na vacinação, enquanto voltam o foco para a rede de poder frag-
\ mentadae a corrupção enraizada. A campanha anticorrupção permitirá que Ramaphosa ponha de lado
j os seus rivais no ANC. A economia recuperou em 2021, mas o cresci-
! mento vai desacelerar.

Angola
Crescimento do PI B 2,4%
PIB per capita 2410$ (PPC:6460$)
Médio Oriente e África Dívida externa, mil milhões de dólares
1800
...
800, Çm . B

Inflação 17,0%
Saldo orçamental (% PIB) 2,4 População 35 milhões
A economia vai retomar o crescimento após seis anos de contra - ção, à medida que as remessas de petróleo - a fonte de cerca de 90% das receitas de exportação - aumentam. Mas não haverá medidas para melhorar o fraco ambiente empresarial. O governo do presidente João Lourenço e o seu partido MPLA vão manter o poder, com base num bem oleado sistema repressivo. A promessa de erradicar a corrupção oficial não levará a lado nenhum. Um novo acordo de três anos com o FMI vai ajudar o país.

Arábia Saudita
Crescimento do PIB 3,6%
PIBper capita 22780$(PPC:48980$)
Inflação 1,9%
Saldo orçamental (% PIB) 1,4 População 36,7 milhões
Mohammad bin Salman al-Saud, o governante de facto, dará prioridade aos planos que diversifiquem a economia para longe do petróleo, incluindo grandes projetos de construção. Também procurará pôr fim à guerra por procuração com as forças apoiadas pelo Irão no Iémen, enquanto reprime a dissidência em casa - tanto entre o povo quanto dentro da sua família. O aumento da produção de petróleo impulsionará o crescimento.

Argélia
Crescimento do PIB 3,3%
PIB per capita 3310 $ (PPC:11990$)
Inflação 6,1%
Saldo orçamental (% PIB) -7,7 População 46,1 milhões
A covid-19 ajudou a conter os pro- testos públicos sobre queixas de longa data, mas eles serão retomados à medida que as restrições ao movimento forem suspensas, prejudicando o ambiente de negócios. O governo do presidente Abdel- madjid Tebboune permanecerá inamovível enquanto ele tiver o apoio do exército. O descontentamento popular irá aumentar com um agravamento das perspetivas I económicas, com o aumento da

Camarões
Crescimento do PIB 3,5%
PI B per capita 1710 $ (PPC: 3960$)
Inflação 2,6%
Saldo orçamental (% PIB) -3,8 População 27,9 milhões
Uma resposta fraca à pandemia e alegações de apropriação indevida de fundos relacionados alimentarão os protestos públicos, mas o presidente, Paul Biya, passará para a segunda metade do seu sétimo mandato de sete anos com o controlo do poder inabalável. Separatistas no oeste anglófono e militantes islâmicos no norte tentarão enfraquecer o mandato do governo em áreas contestadas. A economia baseada no petróleo irá recuperar parte da sua antiga energia.
A ver: Pontapé de saída atrasado. O país receberá a competição de futebol da Taça das Nações Africanas de 2021 em ja nei ro e fevereiro.

Egito
Crescimento do PIB4,4%
PIB per capita 4150 $ (PPC:13900$)
Inflação 5,5%
Saldo orçamental (% PIB) -7,1 População 104,3 milhões
O apoio militar e o cansaço popular com a agitação política sustentarão o presidente Abdel Fattah el- -Sisi enquanto ele consolida o seu controlo sobre o poder, estabelecendo as bases para uma longa permanência no topo. A economia resistiu à pandemia melhor do que a maioria e retomará a sua tendência de crescimento pré-co- vid. O país terá apoio financeiro externo substancial, financiando investimentos em infraestruturas para aumentar a produtividade. O aumento da dívida acabará por afetar o país, mas não em 2022.

Etiópia
Crescimento do PIB 4,6%
PIB per capita880$ (PPC: 2610$)
Inflação 24,3%
Saldo orçamental (% PIB) -3,4
População 120,8 milhões
A instabilidade política e o conflito étnico centrados na região norte de Tigray ameaçam assustar os investidores estrangeiros e atrapalhar o robusto caminho de crescimento sustentado nos últimos anos pelo governo do primeiro- -ministro Abiy Ahmed. Isso vai agravar os danos causados pela covid-19 e uma praga ruinosa de gafanhotos. A economia beneficiará com o aumento dos preços globais dos produtos primários e com a recuperação da procura entre os parceiros de exportação, mas a inebriante tendência de crescimento pré-covid acabou por agora.
A ver: Linhas aéreas e ondas aéreas. A privatização de duas grandes empresas, a Ethiopian Airlines e a Ethio Telecom, proporcionará uma bem-vinda injeção de divisas.

Irão
Crescimento do PIB 8,8%
PIB per capita 3710 $ (PPC: 15 710 $)
Inflação 23,5%%
Saldo orçamental (% PIB) -5,4
População 86 milhões
A linha dura domina a estrutura de poder, mas a desilusão popular está em crescendo e irá expressar - -se nas ruas. O governo do clérigo Ebrahim Raisi, eleito presidente em 2021 com uma abstenção recorde, pode comprar alguns dissidentes se chegar a um novo acordo com o Ocidente sobre as suas ambições nucleares, mas ambos os lados exigirão concessões. A política económica concentrar- -se-á no aumento da produção interna.
A ver: Sucessão suprema. O líder supremo, o aiatola Ali Khame- nei, está a envelhecer e as especulações sobre uma sucessão incerta irão intensif icar-se.

Iraque
Crescimento do PIB 3,6%
PIB per capita4480$ (PPC: 10190 $)
Inflação 5,4%
Saldo orçamental (%PIB)5,8 População 40,6 milhões
As coligações lideradas por Mu- qtada al-Sadr, um influente clérigo xiita, e Nuri al-Maliki, um ex- -primeiro-ministro, mantiveram as suas posições de maiores grupos no parlamento após as eleições de outubro de 2021. Mas a participação foi baixa e a desilusão alta. A formação de um governo ainda dura e levará muitos meses e quaisquer reformas propostas acabarão bloqueadas. A economia vai acelerar, ajudada pelo aumento da procura por petróleo.

Israel
Crescimento do PIB4,2%
PIB per capita 51120 $ (PPC:46630$)
Inflação 2,2%
Saldo orçamental (% PIB) -4,3 População 9,6 milhões
O primeiro-ministro Naftali Ben- nett, do partido de extrema-direita Yamina, deve entregar as rédeas a Yair Lapid, do partido de centro-di- reitaYesh Atid, no final de 2023, mas o seu governo de coligação de oito partidos pode não chegar tão longe. Israel está acostumado a tal turbulência, mas o consenso pró-merca- do e orçamentalmente prudente vai persistir. O sucesso inicial da vacinação estimulou a economia, mas provou ser uma defesa inesperadamente fraca contra a mais virulenta variante Delta da covid-19. A variante Ómicron abriu a porta à quarta dose nos mais velhos. No entanto, a recuperação das indústrias de retalho, lazer e turismo impulsionará a recuperação económica.

Jordânia
Crescimento do PIB 1,9%
PI B per capita 4120 $ (PPC: 9610$)
Inflação 2,3%
Saldo orçamental (% PIB) -7,4 População 11,2 milhões
O rei Abdullah II e as suas leais forças armadas vão suprimir a agitação social devido à estagnação económica muito antes de isso se tornar numa ameaça ao regime. A economia, que passou por uma contração relativamente superficial, completará a sua recuperação da pandemia conforme aumentarem as receitas do turismo e as remessas de emigrantes.

Líbano
Crescimento do PIB-3,1%
PI B per capita 4560 $ (PPC: 11280$)
Inflação 127%
Saldo orçamental (% PIB) -2,3 População 6,6 milhões
O governo interino do primeiro- -ministro bilionário Najib Mikati vai concentrar-se numa corrida tranquila às eleições em maio, com um período prolongado de negociações antes que um novo executivo tome posse. Esse governo procurará reconstruir uma economia destruída pela covid-19 e pela explosão em agosto de 2020 que destruiu o porto de Beirute, interrompendo as importações de produtos básicos. A boa notícia é que a economia vai contrair menos do que em2020 e2021.

Marrocos
Crescimento do PIB 3,8%
PIB per capita 3530$ (PPC: 8400$)
Inflação 1,4%
Saldo orçamental (% PIB) -5,7 População 37,8 milhões
O novo primeiro-ministro, Aziz Akhannouch da centrista e secular União Nacional dos Independentes, marca uma nova direção política após uma década sob o moderado Partido Islâmico da Justiça e Desenvolvimento, que desapareceu nas eleições de 2021. Alinhado com o rei, Akhannouch é firmemente pró-mercado.

Nigéria
Crescimento do PIB 3,3%
PI B per capita 2290$ (PPC: 5400$)
Inflação 13,3%
Saldo orçamental (% PIB) -3,4 População 216,7 milhões
A enfrentar uma inflação alta, desemprego em massa e uma confusão de violência separatista e sectária, o presidente Muhammadu Buhari lutará para garantir estabilidade e crescimento. O posicionamento para as eleições de 2023 vai dominar a política. A alta dos preços do petróleo ajudará nas exportações.

Síria
Crescimentodo PIB1,9%
PIB per capita 1330 $ (PPC: 3770$)
Inflação 49,2%
Saldo orçamental (% PIB) -5,3
População 16,6 milhões
Com um quarto mandato de sete anos outorgado pelas partes do país que controla, o presidente Bashar al-Assad será atormentado por tensões nas partes que não controla. A Rússia e o Irão apoiarão o regime enquanto a Turquia constrói uma proteção no norte. A economia retraída desfrutará de um regresso ao crescimento.

Zimbabwe
Crescimentodo PIB3,5%
PIB per capita 1020$ (PPC: 3150$)
Inflação 19,0%
Saldo orçamental (% PIB) -2,5 População 15,3 milhões
A economia atingida pela pandemia vai crescer, mas não o suficiente para conter os protestos contra o péssimo nível de vida. O presidente Emmerson Mnangagwa pode perder o lugar se não for ao encontro do preço exigido pelas Forças Armadas pelo seu apoio. Uma visão de aumento do investimento e crescimento liderado pelas exportações é uma quimera.

Partilhar