NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

PIB nominal da Alemanha vai superar o do Japão, numa altura em que a moeda japonesa tem enfraquecido face ao euro e ao dólar.

A Alemanha está a encaminhar-se para ultrapassar o Japão como terceira maior economia do mundo em 2023, de acordo com as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI). Apesar do arrefecimento da economia alemã, o Japão também tem enfrentado desafios, nomeadamente com o enfraquecimento do iene face ao dólar.

 

Segundo as últimas projeções do FMI, o produto interno bruto (PIB) nominal da Alemanha deverá fixar-se em 4,43 biliões de dólares este ano, o que compara com 4,23 biliões de dólares do Japão, como noticia a Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

 

Estes valores, a confirmarem-se, deixariam a Alemanha atrás apenas dos Estados Unidos e da China em termos de dimensão económica. O FMI estima ainda que o PIB da Alemanha deve manter-se maior quando expresso em dólares.

 

A queda da moeda japonesa, para cerca de 160 iene por euro, contribui para esta diminuição da economia, bem como o recuo para valores próximos de mínimos de três décadas face ao dólar. Este enfraquecimento tem sido causado principalmente pelas diferenças na política monetária.

 

Em ECO

Partilhar