NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A Campanha de Portugal em Marrocos decorre entre os dias 22 e 24 de novembro de 2021, em Casablanca.

Marrocos é um dos líderes africanos e mundiais da transição energética. Para além do desenvolvimento da produção nacional de electricidade, a partir de energias renováveis, a produção de biomassa, biogás ou de hidrogénio verde, assim como a melhoria da eficiência energética, sobretudo na indústria, construção, transportes e Administração Pública, são grandes apostas de Marrocos para os próximos decénios, correspondendo às próprias ambições do “Pacto Verde para a Europa”.

 

Também a regulação da energia em Marrocos e a criação, em maio do corrente ano, da Autoridade Nacional de Regulação da Eletricidade – ANRE, sobretudo com a missão de fixar a tarifa de acesso dos operadores do mercado livre à rede, assim como a abertura progressiva do setor eléctrico ao mercado internacional, nomeadamente às energias renováveis, emerge como um potencial fator de interesse para as empresas portuguesas.

 

Por sua vez, o Novo Modelo de Desenvolvimento Sustentável para Marrocos inclui o desenvolvimento de “smart cities” e de grandes projectos de “mobilidade eléctrica”, visando dar resposta às necessidades de gestão das cidades, tornando-as inteligentes, mais verdes e sustentáveis.

 

É neste contexto que a AICEP está a preparar uma Campanha de Portugal em Marrocos, sob energias renováveis, mobilidade elétrica e smart cities, que contará com a presença de um membro do governo português, levar a efeito  entre os dias 22 e 24 de novembro de 2021, em Casablanca.

 

Esta iniciativa, destinada a empresas, associações, academia e demais organizações, visa aumentar a visibilidade de Portugal no mercado, ainda pouco conhecido, dar a conhecer a oferta portuguesa em matéria de Energias Renováveis (Biogás, Biomassa e Hidrogénio), Eficiência Energética; e Smart Cities/Mobilidade Elétrica; identificar potenciais oportunidades de negócio,  bem como realizar parcerias estratégicas com os principais players marroquinos.

 

A mesma será constituída pelos seguintes eventos:

 

- Seminário “Portugal-Maroc: un partenariat vers un future vert et technologique » da responsabilidade da AICEP, em parceria com a CGEM – Confédération Générale des Entreprises du Maroc; Fédération de l’Énergie  du Maroc; FENELEC – Fédération Nationale de l'Electricité, de l'Electronique et des Energies Renouvelables ; Ministère de l’Énergie, des Mines et de l’Environement; Ministère de l’Industrie, du Commerce, de l’Économie Verte et Numérique ; entre outros.

 

- Missão empresarial dedicada aos setores atrás mencionados, cujas reuniões b2b serão agendadas em função do perfil de cada participante.

 

- Mesas redondas/workshops temáticos no domínio da Eficiência Energética e das Smart Cities, com a participação de associações setoriais, empresas, academia e demais instituições, portuguesas e marroquinas, com o objectivo de aprofundar o conhecimento do “estado-da-arte” dos sectores no mercado, formular parcerias e identificar oportunidades de negócio. A realização destas acções dependerá da adesão dos participantes às mesmas.

 

- Participação nas feiras elec expo, EneR Event & Tronica Expo (realização simultânea), promovidas pela FENELEC, entre 24 e 27 de novembro, sendo Portugal o “país convidado”. A AICEP participará através de um stand informativo.

 

Para empresas e demais entidades interessadas em participar com stand próprio, o custo por m2 é de 1.400 DH + 20% IVA, o que inclui stand modelar alcatifado, uma mesa, 3 cadeiras e uma tomada de eletricidade. Para informação adicional sobre a feira, consultar em  https://elecexpo.ma.

 

As empresas participantes da missão empresarial que não optem por presença física nas feiras, poderão visitar as mesmas para eventuais contactos com os respectivos expositores.

 

A participação no conjunto de iniciativas integrantes da Campanha de Portugal em Marrocos  não têm qualquer custo para as empresas, excetuando as despesas individuais inerentes à respectiva deslocação e estada no mercado, assim como a eventual presença física nas feiras.

 

Em face do atrás enunciado, convidam-se as empresas portuguesas com interesse em entrar ou expandir os seus negócios com Marrocos, das áreas das energias renováveis, smart cities e mobilidade eléctrica, a participar ativamente nesta iniciativa.

 

Para o efeito, sugerimos um contacto direto com a AICEP, através do seu Gestor de Cliente, o qual poderá facultar informação pormenorizada sobre formas possíveis de participação na Campanha de Portugal em Marrocos.

 

Partilhar