NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A plataforma de energias renováveis sediada em Madrid acaba de adquirir à Alten cinco ativos diferentes de energia fotovoltaica em Espanha e em Portugal, com uma capacidade total de 300 MW.

A Matrix Renewables, fundada pela gestora global de ativos TPG, chegou a acordo com a Alten para adquirir uma carteira solar na Península Ibérica com uma capacidade total de 300 MW, dos quais 90 MW de energia solar fotovoltaica em Portugal.

 

Esta plataforma de energias renováveis, sediada em Madrid, não detalha o valor desta operação, sublinhando apenas que espera que a construção da primeira fase destes cinco projetos diferentes comece ainda este ano.

 

Em comunicado, a Matrix Renewables acrecenta ainda que chegou a acordo com a equipa diretiva da Alten – que na página de internet diz ter dois ativos no sul de Portugal – para desenvolver 2 GW de projetos solares e de armazenamento nos dois países ibéricos.

 

"Estes acordos colocam a nossa empresa como uma importante plataforma de energias renováveis ??na Península Ibérica. Com eles, estamos convictos que a nossa presença em Espanha e Portugal será reforçada. Além disso, vamos continuar a explorar novas oportunidades de negócio na Europa, na América Latina e nos EUA", destaca Íñigo Asensio, responsável pela área de fusões e aquisições.

 

O acordo agora anunciado com a produtora independente de energia cofundada por Carlos Castellanos, permite à Matrix Renewables expandir o portefólio no país vizinho. Dele já faziam parte projetos fotovoltaicos de 125 MW, em fase avançada, adquiridos em 2020 à Trina Solar; e 150 MW comprados à Rolwind, cuja construção está prevista avançar ainda em 2021.

Partilhar