NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Um novo estudo realizado pelo Instituto Económico Alemão (IW), em Colónia, destaca a Alemanha como líder mundial em pedidos de patentes no setor automóvel em 2020. Com um total de 6.811 patentes registadas, a Alemanha superou países como Japão (4.496) e Estados Unidos (3.054), reforçando a sua posição como uma força inovadora na tecnologia automóvel.

O top 6 inclui também França (1.313), Coreia do Sul (1.273) e China (949). Quase 90 por cento de todos os pedidos de patentes internacionais no setor automóvel provêm apenas destes seis países. No ano em questão, a Alemanha liderou em termos absolutos, embora entre 2015 e 2020 o número de pedidos de patentes de veículos automóveis na China tenha triplicado.

 

A Bosch foi responsável pelo maior número de patentes alemãs, sendo responsável por quase um quarto do total. Volkswagen e BMW também figuram entre os principais players nesse cenário de inovação. Além disso, a Alemanha destaca-se por liderar os registos de patentes no domínio da propulsão elétrica, respondendo por 29 por cento do total.

 

No entanto, é importante notar que, apesar da liderança em patentes relacionadas à propulsão elétrica, as inovações alemãs ainda tendem a favorecer veículos convencionais. Em contraste, a China exibe uma maior proporção de patentes voltadas para veículos elétricos entre as suas inovações automóveis. Na maioria dos países com pedidos de patentes automóveis internacionais significativos, o cenário da inovação é dominado pelos fornecedores de componentes.

Partilhar