Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação.
“Ao analisarmos os resultados deste índice referentes ao ano de 2021 consolidado, em conformidade com as normas e que refletem os atributos de relevância, consideração, confiança, admiração, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que há uma quebra generalizada no índice de reputação das marcas”, refere Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy.
Numa análise mais aprofundada, juntando as dimensões emocionais e racionais afetas à reputação, pode-se afirmar que existiu um efeito boomerang negativo no sentido em que em 2020 as marcas até criaram relações emocionais fortes e elevaram os indicadores emocionais, mas em 2021 as soluções racionais associadas a serviço, inovação e cidadania não acompanharam as expetativas dos cidadãos, “facto que impactou negativamente os indicadores racionais e consequentemente os indicadores emocionais”.
No topo das avaliações, as marcas que continuam a obter o nível de excelência são todas repetentes, o que reforça a força e sustentabilidade das mesmas no que respeita à sua reputação.
A EDP Renováveis foi a marca que registou o maior crescimento do índice de reputação neste período, com um crescimento de quatro pontos no ranking.
“Com a marca Delta a voltar a assumir a liderança reputacional e a marca EDP renováveis a registar o maior crescimento, destaca-se também a relevância das marcas alimentares e tecnológicas no nível de excelência”, conclui Pedro Tavares.