NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A China é, atualmente o maior mercado digital do mundo. De acordo com a eMarketer, é líder no comércio eletrónico, mcomércio e comércio social.

Considerando o total das vendas mundiais de comércio eletrónico da Amazon, que estima-se que seja 416,48 mil milhões de dólares este ano, e ao se comparar com os valores da JD.com, estima-se que está transacione quase o mesmo, só na China.

 

O valor bruto da mercadoria (GMV), não é o mesmo que receitas ou lucros, ou seja, a Amazon adquire um valor monetário de uma forma muito mais eficiente do que Alibaba ou JD.com, por exemplo, entanto o volume de transações é inferior.

 

As empresas chinesas, como a Alibaba e JD.com, destacam-se no jogo do comércio eletrónico, pelo facto de o mercado ser enorme, hiper-competitivo e exigente ao nível das inovações.

 

Estimam que 88,3% dos utilizadores da Internet na China façam pelo menos, uma compra online este ano, e que 41,2% de todas as vendas a retalho terão lugar online.

 

Já nos EUA, 82,4% dos utilizadores da Internet irão utilizar o comércio eletrónico para compras, mas apenas 14,5% do comércio a retalho será do comércio electrónico.

 

Com esta informação, concluísse que a diferença do comércio eletrónico na china, para outros, é a preferência dos consumidores para fazer as compras online em grande quantidade. Algo que não acontece nos EUA e na maioria dos países, em que o comércio electrónico é utilizado apenas para uma pequena percentagem das necessidades de compras.

Partilhar