NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O EuroCommerce, organização europeia que representa os sectores retalhista e grossista, distinguiu o Programa Incluir, do Grupo Jerónimo Martins, como o melhor projecto da categoria «competências», na primeira edição dos «Future of European Commerce Awards». O Grupo teve ainda projectos finalistas nas restantes três categorias dos prémios.

Lançado em 2015, o Programa Incluir promove a empregabilidade de  pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho, com destaque para pessoas com deficiência, migrantes e refugiados, e pessoas em situação social de risco.

 

Baseia-se numa metodologia inovadora de formação e desenvolvimento, personalizada para cada formando e adaptada às funções que podem ser desempenhadas em cada um dos negócios e áreas do Grupo Jerónimo Martins.

Para Susana Correia de Campos, directora de Relações Laborais do Grupo Jerónimo Martins e responsável pela área de Inclusão Social, «este é um importante reconhecimento que demonstra que o Grupo Jerónimo Martins está na dianteira do seu sector a nível europeu enquanto empregador de referência focado na inclusão social através da empregabilidade, o que muito nos orgulha».

 

Desde o seu lançamento, o Programa Incluir já proporcionou mais de 1200 oportunidades de trabalho e levou directamente à contratação, pelo Grupo e suas Companhias em Portugal, de mais de 600 pessoas.

Actualmente, conta com 700 tutores internos, entre os quais líderes de equipa, com a participação de mais de 80 parceiros especializados em diferentes áreas da inclusão social e soma mais de 500 locais de trabalho já impactados.

 

A primeira edição dos “Future of European Commerce Awards” reconheceu o mérito de uma câmara de comércio e três grupos retalhistas e grossistas nas categorias de “digitalização”, “competências”, “relação com a comunidade” e “sustentabilidade”. A categoria “competências” é destinada a iniciativas que promovem o desenvolvimento dos colaboradores, projetos de diversidade e inclusão, e o empreendedorismo. O Grupo Jerónimo Martins concorreu com quatro projectos. Todos chegaram a finalistas nas respetivas categorias e o Programa Incluir conquistou o prémio.

 

O júri era composto por sete membros, incluindo o Presidente do EuroCommerce, a vice-presidente do Parlamento Europeu, a directora do DG Grow da Comissão Europeia, a directora-geral do European Consumer Organization e uma directora da WWF.

 

Em HR Portugal

Partilhar