NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Dois antes do previsto anteriormente, o PIB mundial deverá ultrapassar a marca dos 100 biliões de dólares no próximo ano.

100.000.000.000.000 dólares. Será este o valor que a economia mundial vai alcançar e ultrapassar durante o próximo ano pela primeira vez, segundo a Bloomberg. De acordo com o World Economic League Table do think tank britânico Centre for Economics and Business Research (CEBR), o marco será atingido dois anos antes do que se previa. A previsão da CEBR está em linha com as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

O PIB da economia mundial vai continuar a recuperar da pandemia, ultrapassando a meta dos 100 biliões de dólares em 2022, mas há uma incerteza que continuará a ensombrar estas previsões: a inflação, cuja taxa tem vindo a acelerar principalmente nos Estados Unidos, mas também na Zona Euro de forma menos intensa. O think tank tem dúvida sobre se os decisores políticos vão conseguir lidar com a subida dos preços sem levar as economias outra vez para a recessão em 2023 e 2024.

 

Há ainda outras curiosidades deste relatório: o PIB chinês vai ultrapassar o PIB norte-americano em 2030, dois anos mais tarde do que o previsto; a Índia vai voltar a ser a sexta maior economia em 2022 (ultrapassando França) e será a terceira maior economia em 2031 (um ano mais tarde do que o previsto); a economia do Reino Unido vai ser 16% maior do que a francesa em 2036 apesar do Brexit; a economia alemã ultrapassará a economia japonesa em 2033; e as alterações climáticas vão levar a uma redução do consumo de dois biliões por ano em média até 2036.

Partilhar