NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Comité das Regiões Europeu anunciou distinção no Parlamento Europeu em Bruxelas – que surge como corolário da aposta da autarquia em envolver a região num ambiente propício ao empreendedorismo e aos novos negócios.

Vila Nova de Famalicão será Região Europeia Empreendedora 2024. A distinção foi atribuída esta manhã, 6 de julho, pelo Comité das Regiões Europeu ao presidente da Câmara Municipal da cidade, Mário Passos, em Bruxelas. A entrega ocorreu durante a realização da 156.ª sessão plenária daquele órgão consultivo, composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 países da União Europeia.

 

“A atribuição a Vila Nova de Famalicão do estatuto de ‘Região Europeia Empreendedora 2024’ é o melhor testemunho da vitalidade económica do nosso território e o reconhecimento do mérito das nossas políticas públicas, nomeadamente de estímulo ao empreendedorismo”, disse o presidente da Câmara Municipal na sua intervenção no Parlamento Europeu, onde decorreu a cerimónia”, refere comunicado da autarquia.

 

Vila Nova de Famalicão torna-se, assim, “no primeiro território da região Norte de Portugal a integrar o grupo de cidades e regiões europeias a quem é atribuído este galardão e será a única cidade/região portuguesa a ostentar esta distinção em 2024”.

 

“Este prémio, sendo atribuído agora, é o corolário de décadas de trabalho, dedicação e perseverança, e que teve vários protagonistas, nomeadamente os empresários, os trabalhadores, o poder local, escolas, escolas profissionais, centros tecnológicos e de investigação”, referiu o autarca, aproveitando o momento “para agradecer em nome do município a todos os agentes económicos do concelho pela força motriz que empregam ao nosso território.”

 

“A Região Empreendedora Europeia (EER) é um projeto que identifica e recompensa as regiões e os municípios da UE que revelam uma estratégia política extraordinariamente empreendedora e inovadora, independentemente da sua dimensão, riqueza e competências. Às regiões ou aos municípios que apresentem o plano de prospetiva mais credível, inovador e promissor é atribuído o rótulo de «Região Empreendedora Europeia» (EER) para um ano específico”, fundamenta o Comité das Regiões na apresentação da distinção.

 

As dinâmicas do Famalicão Made IN e do Famalicão Created In, o processo de internacionalização do concelho, as ações desenvolvidas na área da governança e das parcerias institucionais, nomeadamente na elaboração e desenvolvimento do Plano Estratégico Famalicão.30, a força exportadora e produtora do concelho e o crescimento dos centros tecnológicos e universidades presentes no território, foram, segundo a autarquia, alguns dos argumentos que valeram a Famalicão esta distinção.

 

“O estatuto de “Região Europeia Empreendedora 2024” traz a Famalicão novas sementes a uma terra já de si fértil, potenciando um ADN empreendedor, um ecossistema propício à inovação e uma visão de futuro coletivo”, disse ainda Mário Passos, assumindo o compromisso “de fortalecer a nossa matriz empreendedora através de estratégias orientadas para o futuro, dinamizando e robustecendo a indústria, os centros tecnológicos, as universidades, as escolas  e apoiando as startups e Pequenas e Médias Empresas a posicionarem-se nas grandes transformações globais, beneficiando de financiamento europeu”, conclui o comunicado.

Partilhar