NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Banco de Portugal venceu o prémio Portugal Digital Awards 2023 para o melhor projeto de transformação digital no setor da administração pública (“Best Government Project”). A distinção reconhece a excelência do projeto ALYA, a plataforma de inteligência artificial do Banco de Portugal.

Os Portugal Digital Awards são uma iniciativa conjunta das consultoras Axians e IDC, que visa reconhecer e premiar a excelência de organizações, equipas e líderes empresariais na transformação digital dos seus negócios, processos, produtos ou serviços.

 

A ALYA, uma aliada do Banco de Portugal para servir bem os portugueses

A ALYA é uma ferramenta com capacidades de machine learning e deep learning, desenvolvida no Banco de Portugal. Permite analisar documentos — inclusive confidenciais — de forma instantânea.

 

Esta ferramenta permitiu automatizar e aumentar a eficiência de procedimentos em várias áreas de atividade do Banco de Portugal. Por exemplo, na fiscalização das minutas de contratos de crédito, na resposta aos pedidos de informação dos clientes bancários e na análise de reclamações; na supervisão de informação divulgada pelos bancos; e, no âmbito da gestão de ativos, na avaliação do sentimento dos mercados. 

 

Consulte aqui o vídeo de apresentação da ALYA e descubra como é que a inteligência artificial está a ajudar o Banco de Portugal a servir melhor os portugueses.

Partilhar