NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Google Trends dá-nos respostas Super Interessantes

As tendências da Pesquisa Google revelam o maior interesse da pesquisa por Inteligência Artificial (IA) em Portugal. Os dados são agora revelados pela gigante das pesquisas, colocando em evidência a curiosidade dos portugueses pelo novo fenómeno da IA.

 

Sucintamente, o interesse da pesquisa em IA atingiu um máximo histórico em 2023 em Portugal, tendo aumentado 290% por cento desde o ano passado e mais de 500% nos últimos 5 anos. São dados particularmente reveladores desta tendência.

 

Além disso, as principais questões sobre IA em Portugal, este ano, até agora incluem “como funciona a inteligência artificial?”, “o que é inteligência artificial?” e “como a inteligência artificial é usada?”.

 

O interesse da pesquisa em IA relativamente à elaboração de currículos cresceu mais de 490%. Isto enquanto as pesquisas por “ia para editar vídeos”, “ia para programação”, “ia para criar um logotipo” e “inteligência artificial para escrever textos” aumentaram mais de 5.000% em 2023 até agora.

 

As pessoas em Portugal também estão a recorrer ao Google para desenvolver as suas carreiras profissionais, aprender novas competências e proteger a sua cibersegurança. É uma tendência clara, tal como revela agora a própria Google.

 

A Google lançou o Bard, o seu serviço de IA conversacional em toda a Europa e em português em julho. Aliás, a própria empresa vê a IA como tendo um enorme potencial para ajudar pessoas, empresas e comunidades.

 

Tal como avança a própria, a Google está comprometida com uma abordagem responsável à IA, o que inclui defender uma regulamentação responsável. Visa também trabalhar em parceria com terceiros para ter uma IA correta e priorizar o propósito da tecnologia para o bem público.

 

Para além de recorrerem à Pesquisa Google para compreender melhor a IA, as pessoas em Portugal começaram a pesquisar pela utilização da IA para aumentar a sua produtividade. Sobretudo para dar asas à sua imaginação e desenvolver as suas carreiras profissionais.

 

O interesse da pesquisa por IA relativamente à elaboração de currículos aumentou 490% este ano. Isto enquanto as pesquisas por IA em relação a cursos e engenheiros aumentaram 250%.

 

As pesquisas por “IA para escrever textos”, “IA para editar vídeos”, “IA para programação” e “IA para criar um logotipo” aumentaram mais de 5.000% em comparação com o ano passado.

 

As pessoas em Portugal também recorrem ao Google em busca de recursos para desenvolver as suas carreiras profissionais. As pesquisas por “como abrir um negócio online” aumentaram mais de 5.000% no ano passado. Isto enquanto que as pesquisas por “como abrir uma loja online” mais que duplicaram nos últimos cinco anos.

 

Os utilizadores em Portugal também procuram obter novas certificações, especialmente em competências digitais. Fazem-no com pesquisas por certificações em UX Design (+320%), marketing digital (+250%), e-commerce (+120%) e análise de dados (+ 70%).

 

Na prática, tendo estas pesquisas aumentado significativamente ao longo dos últimos cinco anos. Aliás, este ano, os cursos mais populares nas pesquisas referem-se a “curso de programação”, “curso de IA” e “curso de informática”.

 

IA ao serviço da segurança, do Gmail à Pesquisa Google

Por fim, a Google está a usar a IA para enfrentar os desafios de segurança e da desinformação. Por exemplo, o Gmail bloqueia automaticamente 99,9% de malware, phishing e spam e protege mais de 1,5 mil milhões de contas utilizando a IA.

Isto enquanto que através do Google News Initiative, os engenheiros trabalham diretamente com os verificadores de fatos e editores de media para usar ferramentas baseadas em IA para identificar e combater a desinformação.

Partilhar