NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Uma das cientistas mais citadas do mundo pelo quarto ano consecutivo é Célia Manaia, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

É bom saber que o nosso trabalho é apreciado e útil par os nossos pares,” refere a investigadora, acrescentando “é daquelas alturas em que percebemos que fazer investigação é trabalhar numa comunidade enorme e global, e isso é muito interessante!

 

Célia Manaia deixa um conselho para os investigadores que iniciam ou iniciaram a sua carreira recentemente:não trabalhem nunca para os rankings nem para as métricas, mas sempre a dar o seu melhor, em honestidade, criatividade e integridade, e que todos os dias se apaixonem pelo que fazem, do mais simples ao mais sofisticado.

 

Dedicando o seu trabalho de investigação à área da microbiologia, em particular no campo da resistência de bactérias aos antibióticos, Célia Manaia vê esta distinção como “um reconhecimento, que vejo também como um incentivo.”

 

A lista “Highly Cited Researchers 2023”, elaborada pela Clarivate Analytics, empresa norte americana especializada em gestão de informação científica, identifica os 7.125 investigadores a nível mundial que demonstraram influência significativa na sua área de investigação ou áreas científicas, o que corresponde a 1% de todos os cientistas no mundo. Em Portugal, Célia Manaia é um dos 19 cientistas portugueses que integram a lista. Mais informações disponíveis aqui.

 

A metodologia que determina o "quem é quem" de investigadores influentes baseia-se nos dados e análises realizadas por especialistas em bibliometria e cientistas de dados no Institute for Scientific Information™ da Clarivate.

A investigadora Célia Manaia integra também o ranking “World’s Top 2% Scientists 2023”, coordenado pela Universidade de Stanford.

Partilhar