Entre 28 de novembro e 01 de dezembro, as quatro cidades norte-americanas receberão a comitiva daquela que é a maior plataforma colaborativa da Diáspora portuguesa, que conta com o apoio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, da rede consular, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Câmaras de Comércio Luso-Americanas, entre outras organizações.
"A população luso-americana já ultrapassa um milhão de pessoas, sendo inúmeros os casos de portugueses e/ou lusodescendentes que criaram empresas de sucesso ou que são referência em diversos setores de atividade, principalmente nestes estados. Por isso, faz todo o sentido que a Rede Global inclua, no 'roadshow' internacional, estas ativações," disse o presidente da Fundação AEP, Luís Miguel Ribeiro, em comunicado.
Esta digressão começa por Nova Iorque já na próxima segunda-feira, num evento no centro de Manhattan que contará com a presença da cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Luisa Pais Lowe, do delegado da AICEP João Mota Pinto, do presidente do conselho de administração da Câmara de Comércio Portugal-EUA, Rodrigo Carvalho, entre outros.
Segue-se Newark, no estado de Nova Jérsia, no dia 29, Providence, capital e cidade mais populosa do estado de Rhode Island, no dia 30, e Boston, capital de Massachusetts, que encerra a digressão em 01 de dezembro.
A Rede Global da Diáspora é um projeto promovido pela Fundação AEP e apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Sistema de Apoio às Ações Coletivas, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
"Este é um projeto (...) que tem vindo a apresentar resultados muitos positivos, demonstrando que ainda tem muito espaço para crescer para uma versão 3.0," avaliou Luís Miguel Ribeiro.
A plataforma oferece, de forma gratuita, um local para a promoção de 'networking' e identificação de oportunidades - pessoais e profissionais -, e espaço para a promoção dos produtos portugueses em qualquer parte do mundo.
Numa vertente mais empresarial, estão disponíveis duas funcionalidades para promover as exportações: o Portal de Negócios, uma ferramenta através da qual o empresário pode encontrar um investidor ou um negócio para investir, assim como conhecer os incentivos existentes para o investimento ou soluções de financiamento, e a 'Diáspora Business Intelligence', onde é possível conhecer a diáspora ao pormenor, permitindo às empresas identificar os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade.