NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Presidente da AICEP, Filipe Santos Costa, esteve na apresentação do “EY Attractiveness Survey Portugal 2023” que revela que 2022 foi um ano recorde de atração de investimento direto estrangeiro (IDE) para Portugal, tendo sido o sexto país da Europa a atrair o maior número de projetos de IDE.

A AICEP trabalha continuamente para tornar Portugal um destino mais atrativo para o IDE, melhorando o enquadramento e condições para a instalação de todos os tipos de investimento, de centros de software a fábricas”, referiu o Presidente da AICEP. “É inegável que o país vive hoje uma verdadeira transformação económica. E também é inegável que o que a potencia foram as atempadas apostas nacionais na dupla transição energética e digital, áreas em que queremos captar mais e melhor investimento”, concluiu.

Em 2022, Portugal captou 248 projetos de IDE e subiu duas posições no ranking europeu, tendo registado o maior crescimento em projetos de IDE entre os 10 principais países europeus. Cerca de 40% dos novos projetos inserem-se na área digital e de tecnologia, segundo dados da EY.

O EY Attractiveness Survey Portugal destaca anualmente as principais tendências do IDE em Portugal, o posicionamento do país nos fatores de atratividade e os desafios nacionais para atrair mais investimento.

Partilhar