NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, acaba de reforçar a sua oferta curricular, ao associar novos parceiros institucionais à pós‐graduação em “Business Analytics for Hospitality & Tourism”, que arranca em setembro de 2021.

O Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e o Nest (Centro de Inovação do Turismo) juntam‐se agora aos grupos Pestana e Vila Galé, permitindo aos alunos terem acesso a um leque cada vez mais alargado de dados reais e casos de estudo.

 

Esta pós‐graduação permitirá a aplicação da ciência de dados ao setor do turismo para a resolução de problemas, tomada de decisões apoiadas em métodos analíticos e compreensão dos desafios e oportunidades criados pela transformação digital no setor.

 

A ciência de dados permite hoje desenvolver modelos de análise que promovem uma melhor monitorização e gestão destes espaços, adotando métricas que, ao invés de apenas contabilizarem o número de visitas, avaliam de forma objetiva o valor criado por cada turista que visita Portugal.

 

“Este curso vem responder à necessidade de formação superior numa área fundamental ao desenvolvimento da economia nacional e tem por objetivo preparar profissionais capazes de participar ativamente no desenvolvimento e aplicação de modelos analíticos para o turismo, combinando as diversas áreas envolvidas no turismo com uma abordagem transversal da ciência de dados para as alavancar”, explica Miguel de Castro Neto, dubdiretor da NOVA IMS.

 

Do lado do NEST, o diretor-executivo, Roberto Antunes, admite que “o reforço da cooperação técnico‐científica entre o NEST e a NOVA IMS tem muito potencial, não apenas na colaboração para concretizar a pós‐graduação, mas adicionalmente na realização de investigação aplicada às necessidades do setor em matérias de ‘Data Science’.

 

A pós-graduação tem a duração de dois semestres, com início em setembro de 2021, em regime pós-laboral, (a partir das 18h30), 2 a 3 vezes por semana.

 

O Plano de Estudos do curso é composto por 8 unidades curriculares, das quais se destacam “Business Analytics in Tourism”, “Digital Marketing” e “Smart Tourism”.

Partilhar