NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

José Neves vai doar dois terços da sua fortuna à Giving Pledge, movimento lançado por Bill e Melinda Gates e por Warren Buffett há dez anos e que desafia os mais ricos a dedicarem parte do seu dinheiro a algumas das principais causas sociais do Mundo. Segundo avança o jornal Público, o CEO da Farfetch é o primeiro português a integrar esta iniciativa.

«Fui aceite pela Giving Pledge, que é a iniciativa de Bill e Melinda Gates e de Warren Buffett para filantropos que prometeram doar mais de 50% da sua fortuna. No meu caso, foi dois terços», anunciou José Neves esta manhã num encontro com jornalistas, no Porto, em antecipação da apresentação de um dos projectos-piloto da fundação que criou.

 

Sobre a sua decisão de fazer parte do Giving Pledge, José Neves afirma que a filantropia é um «ímpeto de alma». Citado pela mesma publicação, conta como «é um gesto de gratidão» e que a entrada no movimento do casal Gates e de Warren Buffett resulta de «um sentimento de dever, de missão».

 

«Quando sentimos um dever, sem uma carga moral associada, um dever fazer, porque é o que tem de ser feito, chega o momento de começar a partilhar», adiantou José Neves, acrescentando que Giving Pledge é «uma rede fantástica». Este é um movimento de filantropia à escala global que envolve duas reuniões por ano para «ouvir especialistas e trocar ideias».

Partilhar