NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A AICEP é a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, uma agência pública de natureza empresarial com dois grandes objetivos: atrair o investimento estrangeiro para Portugal, acompanhando os investidores internacionais e nacionais em todo o processo do investimento e apoiar a expansão internacional dos negócios das empresas portuguesas.

Num mundo cada vez mais Digital, a AICEP tem vindo a apostar em novos produtos e serviços virtuais, nomeadamente com foco no E-Commerce. O Programa Exportar Online visa contribuir para a internacionalização online de sucesso das empresas portuguesas pela sensibilização, capacitação e consultoria através do apoio via plano de ação digital e da sistematização das fontes de incentivos, por agora realizados à distância.

 

Este programa tem uma abrangência grande desde conferências, roadshows, parcerias com marketplaces (Alibaba, Amazon, Allegro, ETSY etc.) a vários workshops temáticos e webinars com especialistas que abordam questões prementes, como sejam, o e-commerce internacional, e-commerce imersivo, tecnologias disruptivas, novas tendências de trabalho e consumo.

 

O Exportar Online oferece também às empresas a possibilidade de ter formação online especializada nas diferentes vertentes que envolvem o e-commerce, assim como consultoria sobre a estratégia digital da empresa.

 

A AICEP lançou recentemente o Acelerador das Exportações Online, uma nova funcionalidade que apoia as empresas portuguesas a exportar online, com recurso a Inteligência Artificial. Através do Acelerador das Exportações Online, as empresas acedem a recomendações de mercados digitais customizadas para o seu perfil e podem criar um plano de internacionalização digital acompanhado pela AICEP.

 

Uma outra ferramenta digital recente para apoiar a Exportação Online é o Auto Diagnóstico E-Commerce que permite a cada empresa perceber o seu nível de preparação e maturidade digital para iniciar a exportação online, recebendo um relatório com recomendações sobre como tirar partido do canal de vendas do E-Commerce.

 

A AICEP, através da academia e-internacionalizar, irá continuar nos próximos tempos a lançar vários cursos de e-learning e também outros Webinars com o objetivo de munir as empresas com melhores armas para vencerem nos mercados externos, em especial no Digital.

 

Desde o início da pandemia que a AICEP disponibiliza informação semanal de apoio às empresas exportadoras sobre mais de 40 mercados, legislação de interesse para as empresas (medidas Portugal 2020 e de apoio financeiro) e respostas às perguntas frequentes das empresas.

 

A AICEP disponibiliza, ainda, uma base de dados de informação online relevante para as empresas que queiram internacionalizar, também disponível online, nomeadamente com Feiras e Eventos Nacionais e Internacionais e Oportunidades de Negócios. Já o Portal do Cliente permite às empresas terem visibilidade no catálogo de fornecedores nacionais que é uma boa “montra” para potenciais clientes estrangeiros.

 

A AICEP dá ainda a oportunidade às empresas para apresentar informação relevante sobre internacionalização à comunidade, incluindo-as na newsletter Portugalnews, em português e inglês, e na Revista Portugal Global.

 

É a AICEP que centraliza todos os assuntos relacionados com os incentivos ao Portugal2020, no que à Internacionalização diz respeito.

As Delegações AICEP presentes em mais de 50 mercados no mundo dão apoio na obtenção de investimento/financiamento através de contactos com VCs, Business Angels e a vinda a Portugal de potenciais investidores para conhecer as empresas/startups portuguesas.

 

O apoio dos Delegados da AICEP é feito à medida, quer através de missões empresariais, feiras internacionais, campanhas de mercado, apoio à participação em eventos, ou na obtenção de informação comercial sobre potenciais clientes estrangeiros, passando também pela consultoria e apoio logístico no mercado.

 

A AICEP procura ainda promover a continuidade em Portugal de operações das empresas/startups com investidores estrangeiros, ajudando também na intermediação com grandes empresas em Portugal.

 

Por: Pedro Silveira, Startups e Empreendedorismo na AICEP Portugal Global

 

Artigo de opinião ao abrigo da iniciativa Montepio Acredita Portugal, da qual a PME Magazine é Media Partner contribuindo para a disseminação de conteúdos e informação relevante na área do Empreendedorismo.

Partilhar