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A Salesforce acaba de partilhar dados da Black Friday, que decorreu na passada sexta-feira, 24 de novembro, analisados com base nos comportamentos de compra de mais mil milhões de consumidores a nível global.

As vendas online cresceram 8% a nível global e chegaram aos 70,9 mil milhões de dólares.

Os verticais que apresentaram a melhor performance de vendas online na Black Friday

  • Maior crescimento de vendas online (Global)
    • Calçado: +23%
    • Saúde & Beleza: +21%
    • Cuidados para pele: +20%
  • Maior crescimento de vendas online (Europa)
    • Saúde & Beleza: +22%
    • Calçado & Malas de senhora: +21%
    • Casa & Decoração: +10%

Os descontos aumentaram, chegando à média de 28% a nível global, valor mais alto até ao momento nesta temporada de compras. Os verticais com as maiores taxas de desconto na Black Friday foram:

  • Maior taxa de desconto (Global)
    • Maquilhagem: 40%
    • Vestuário desportivo: 34%
    • Vestuário geral: 34%
  • Maior taxa de desconto (Europa)
    • Vestuário Geral: 27%
    • Vestuário desportivo & Calçado: 26%
    • Malas de luxo: 26%

Os consumidores utilizaram os seus telemóveis para as compras online desta Black Friday. Após uma trégua durante a pandemia (altura em que os consumidores, em casa, trocaram a conveniência dos telemóveis, pela melhor experiência do computador), o tráfego mobile atingiu um pico recorde na Black Friday deste ano:

  • 2017 – 61% of digital traffic
  • 2018 – 67% of digital traffic
  • 2019 – 76% of digital traffic
  • 2020 – 75% of digital traffic
  • 2021 – 75% of digital traffic
  • 2022 – 76% of digital traffic
  • 2023 – 79% of digital traffic

Para Rob Garf, Vice-Presidente e Diretor Geral de Retalho na Salesforce, afirma que “as vendas da Black Friday excederam as expectativas de qualquer executivo de retalho. As marcas não se deixaram ficaram e aumentaram os descontos, com os consumidores a responderem positivamente.”

 

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