NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O presidente da AICEP -- Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal afirmou hoje que o programa de estágios internacionais 'inov contacto' tem permitido, desde há 25 anos, "promover a notoriedade do talento português".

"São 25 anos a incrementar a internacionalização da economia e a promover a boa notoriedade do talento português", afirmou Luís Castro Henriques durante a conferência que, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, juntou vários convidados para celebrar os 25 anos do programa 'inov contacto'. 

 

Destacando que o programa de estágios internacionais é um "bom exemplo de como o talento português gera notoriedade positiva", o presidente da AICEP realçou que estes são 25 anos de "missão cumprida". 

 

"É raro termos programas que durem tanto tempo e que tenham sucesso sucessivo tanto tempo", observou Luís Castro Henriques.

 

Na conferência, que também marcou o encerramento da 25.ª edição do programa, o responsável destacou ainda que o talento dos estagiários portugueses permitiu "mudar o paradigma" do país, uma vez que, durante os seis meses do programa,

eles são "o rosto de Portugal no mundo". 

 

Também a administradora da AICEP, Francisca Guedes de Oliveira, salientou que o programa "conseguiu manter o seu ADN" e que, nas próximas edições, a agência pretende introduzir "novas iniciativas e ferramentas" que privilegiem "os valores âncora" do 'inov contacto'. 

 

Entre as iniciativas, Francisca Guedes de Oliveira destacou a promoção de formação ao longo do estágio, a criação de programas de mentoria, bem como a promoção de novas formas de comunicação para que o programa alcance novos públicos.

 

Ao longo destes 25 anos, mais de 6.000 jovens participaram no programa de formação de competências internacionais, assim como cerca de 1.400 entidades em 85 países. 

 

"Criamos uma rede internacional de conhecimento que conta com cerca de 5.700 profissionais", adianta a AICEP em comunicado, acrescentando que as candidaturas para a 26.ª edição do 'inov contacto' estão abertas até dia 07 de dezembro para os estagiários e 30 de novembro para as entidades de acolhimento.

Partilhar