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AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O projeto 100%ModaPortugal apoia um grupo de 56 empresas portuguesas de vestuário e confeção na feira Première Vision Paris, que decorre de 21 a 23 de setembro, com uma edição mais compacta do que o habitual, complementada por uma edição digital de 20 a 24 de setembro. De 901 empresas em exposição de cerca de 39 países, 144 têm uma presença exclusivamente digital. Portugal conta ainda com uma comitiva representativa do projeto From Portugal de 37 empresas.

Depois de Munique, as empresas portuguesas participam nesta que é considerada a mais importante feira de tecidos, acessórios e confeção da Europa, a decorrer no Parc des Expositions Paris Nord. Dos 56 expositores apoiados pelo projeto 100%ModaPortugal (resultante da colaboração CENIT X ANIVEC), 12 estão instalados na zona de Manufacturing Proximity.

Salientamos algumas marcas como a Calvelex, Dicasi Brands, Juvema, Lagofra, Marfel, Outfit21, Somani ou Vandoma, entre outras, integradas neste projeto de estímulo à internacionalização da moda nacional, intitulado 100%ModaPortugal, que nasceu no âmbito de uma estreita parceria entre o CENIT (Centro de Inteligência Têxtil) e a ANIVEC (Associação Nacional das Indústrias de Vestuário de Confeção).

 

Segundo um comunicado da AICEP, e de acordo com os dados preliminares do INE, "no conjunto do 1.º semestre de 2021, Portugal já exportou 239,2 milhões de euros de produtos de vestuário para França, evidenciando um crescimento de 25,2% em relação ao período homólogo de 2020 e um aumento de 11,3% quando comparado com igual período de 2019".
 
"A presença física em feiras internacionais continua a ser umas das principais formas de estabelecimento de contactos comerciais e de negócios que as empresas portuguesas mais valorizam, pelo que o regresso aos mercados e ao contacto com os clientes parece ser a realidade dos próximos meses", reforçou a AICEP.
 
Depois de Paris, e ainda este ano, o projeto 100%ModaPortugal marcará presença em Londres e no Dubai, apoiando o setor português de vestuário e moda, "historicamente pautado pela sua vocação exportadora e internacional", conclui a associação.

Portugal faz-se ainda representar através do iTechStyle Green Circle, apresentando "um preview do que será possível visitar no MODTISSIMO nos dias 7 e 8 de outubro, e do Fórum Tendências de Portugal, onde se concentram grande parte das novidades nacionais para o outono-inverno 2022/2023", como adiantou o T Jornal.

Esta mostra inovativa da indústria têxtil portuguesa em matéria de sustentabilidade, que enaltece matérias-primas trabalhadas e transformadas em peças únicas por estilistas convidados, conta com 14 coordenados com têxteis de 11 empresas também expositoras na Première Vision. Um showcase da responsabilidade da Seletiva Moda e do CITEVE com curadoria de Paulo Gomes do Manifesto Moda.

A iniciativa integrada no projeto From Portugal – cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, que este ano já viajou da Intergift e Momad (Madrid) à Baltic (Vílnius), passando pela 3 Days of Design (Copenhaga) – distingue agora em Paris uma comitiva de 37 empresas. Citamos apenas algumas como a Acatel, Burel Factory, Clariause, Crispim Abreu, Familitex, Fitecom, Joaps, Lemar, Texser - Têxtil Serzedelo, Trimalhas ou Troficolor, entre tantas outras.

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