NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Livraria Lello eleita ‘A LIVRARIA MAIS BONITA DO MUNDO’ pela comunidade mundial One Thousand Libraries.

A Livraria Lello, no Porto, foi eleita como “A Livraria Mais Bonita do Mundo”, desta vez, pela plataforma mundial One Thousand Libraries (1000 Libraries), a maior comunidade online de fãs de bibliotecas e livrarias do mundo.


A divulgação da votação foi realizada esta quarta-feira, 30, pela promotora da iniciativa, tendo a Livraria Lello recebido o título de ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’, seguida da Shakespeare & Company (Paris, França) e da Dujiangyan Zhongshug (Dujiangyan, China), em segundo e terceiro lugar respetivamente.


Foram quinze as livrarias finalistas do concurso internacional para eleger as três livrarias mais bonitas do mundo. Na votação participaram 200 mil internautas a nível mundial. 


A votos no concurso estiveram, igualmente, as bibliotecas mais bonitas do mundo, tendo o Real Gabinete Português de Leitura sido eleito para o pódio das três mais belas a nível mundial, o que significa que a língua portuguesa foi duplamente premiada.
Ao longo dos anos, a Livraria Lello tem-se destacado pelo seu valor patrimonial, arquitetónico e cultural. A Lello foi referida pela primeira vez como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’, pelo escritor espanhol Enrique Vila-Matas, num artigo publicado no diário El País.


Em 2008, o jornal inglês The Guardian considerou-a uma das mais belas do mundo e três anos depois, no seu guia Lonely Planet’s Best in Travel 2011, a editora de viagens referiu-a como uma das melhores do mundo, descrevendo-a como “uma pérola de arte nova”.


Já em 2015, a revista Time colocou-a entre as livrarias mais interessantes do mundo, salientando o seu valor histórico e artístico, e a CNN volta a considerá-la a mais bela do mundo. Um ano depois, é a vez da National Geographic considerar a Livraria Lello uma das mais bonitas do planeta. A esta lista junta-se agora, em 2023, a plataforma 1000 Libraries. 

A Livraria Lello é também Monumento de Interesse Público desde 2013 e aguarda reclassificação como Monumento Nacional pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

“É com enorme alegria que recebemos este título, que nos volta a destacar como ‘A Livraria Mais Bonita do Mundo’ e também por termos sido a única livraria portuguesa a participar na votação. A Livraria Lello continua a assumir com orgulho o facto de ser embaixadora do Porto e Norte, e de Portugal. É este caminho, guiado pela diferença, criatividade e inovação que queremos continuar a traçar para a Livraria Lello e para o território, contribuindo para o posicionamento da região como destino de eleição e incentivar outros parceiros do Norte e do Porto”, destaca a Administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto.

Partilhar