NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Há uma nova loja online onde é possível adquirir legumes e outros alimentos de produtores agrícolas com dificuldades em escoar o fruto do seu trabalho. Chama-se Avia-te.online, já está operacional e permite que os consumidores possam comprar directamente aos produtores, eliminando quaisquer intermediários.

No fundo, trata-se de um marketplace que visa ajudar os produtores a vender e a recuperar a sua actividade económica, segundo explicam Bruno Marias e Carlos Soares (SafeAlliance) e Diogo Massena e Samuel Francisco (Techsolum). Os quatro mentores do Avia-te.online sublinham que «o sector da Agricultura é dos que mais está a sofrer com os efeitos da pandemia da COVID-19, sobretudo devido ao facto de trabalhar com produtos perecíveis».

 

De acordo com os responsáveis, muitas empresas de distribuição cabazes deixaram de conseguir dar resposta aos pedidos e os agricultores ficaram, por isso, sem forma de escoar os seus produtos. A nova loja online poderá ser uma alternativa.

 

Avia-te.online é um projecto da SafeAlliance e da Techsolum, que conta com o apoio do Parque Tecnológico de Óbidos.

 

Nasceu de uma conversa entre amigos, que acabou por se transformar numa plataforma real que poderá ajudar os agricultores a darem o salto para o digital.

 

«As compras através de plataformas online registaram um aumento brutal, por força do confinamento. As empresas que aceitem encomendas e que façam entregas em casa têm todas as condições para continuar depois da crise», acrescentam os fundadores.

 

Disponível via web e app (para já, apenas Android), Avia-te.online deixa nas mãos dos produtores a responsabilidade de estabelecer os preços e de assegurar as entregas. Neste momento, ainda não são muitos os produtores registados, mas os responsáveis pela plataforma garantem que existem interessados das regiões Norte e Alentejo em aderir.

Partilhar