NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Hub em Hamburgo é o primeiro projeto comercial e logístico liderado pela centenária empresa de Estarreja fora de Portugal. Em três anos, esta operação deve representar "30% a 40%" das exportações.

A Adico, que se apresenta como a mais antiga empresa de mobiliário metálico do país e que é conhecida pelo modelo da “cadeira portuguesa”, inaugurou um hub comercial e logístico em Hamburgo e abriu a primeira loja de rua nesta cidade alemã. O objetivo passa por reforçar as ligações comerciais com a Alemanha, Áustria e a Dinamarca, e entrar nos mercados da Polónia e da República Checa.

 

Localizado numa das principais artérias de Hamburgo, o novo showroom e loja nasce de uma colaboração com a Glocalmade. Apesar de exportar para mais de 30 países, o hub em Hamburgo é o primeiro projeto comercial e logístico liderado pela Adico fora de Portugal. Miguel Carvalho, administrador da Adico, prevê que a operação represente “30% a 40%” do total das exportações da empresa dentro de três anos.

 

As principais razões que motivaram a escolha desta localização para a primeira investida internacional da Adico prendem-se com o “crescimento consolidado nos últimos três anos dos mercados alemão e austríaco” e também pelo facto de Hamburgo acolher um dos principais portos de comércio marítimo da Europa.

 

No início do ano, a Adico fechou a compra da totalidade do capital da JMS, especializada no desenvolvimento e fabrico de mobiliário hospitalar e geriátrico, sendo que a empresa fundada em 1920 por Adelino Dias Costa em Avanca, Estarreja, já tinha comprado 51% do capital da JMS em 2019.

 

No final de 2022, com o objetivo de “diversificar e aumentar a capacidade de resposta” também a área de carpintaria, comprou 60% da CTM – Mobiliário. Com a integração da JMS e da CTM, o universo empresarial da Adico alcançou em 2022 um volume de negócios de dez milhões de euros e atingiu um EBITDA de 750 mil euros.

 

Em ECO

Partilhar