Da lista “50 Companies To Watch”, fazem parte a Seagen, a ESR Cayman, a Petrobras, a Delivery Hero, a China Feihe, a Alibaba Health, a Kroger, a Deutshce Wohmen ou a AB In Bev, por exemplo. Seleccionámos 10 que têm uma relação mais próxima com Portugal, seja pela própria operação, seja pelo mediatismo que faz com que surjam nas conversas do dia-a-dia, por exemplo.
Boeing
Com uma avaliação de mercado de 116,7 mil milhões de dólares, verificou uma quebra de 24% nas vendas no último ano. No entanto, a luz verde dada aos novos aviões 737 Max faz com que 2021 possa ser um ano melhor para as contas da fabricante norte-americana.
Cisco Systems
A economia atravessa um momento de transição para uma nova geração de redes e de formas de trabalho. A Cisco Sytems poderá ser a aliada perfeita para esta revolução, oferecendo soluções de Wi-Fi e acesso remoto, mas também ferramentas de segurança que podem ajudar a tornar o teletrabalho menos perigoso.
EssilorLuxottica
Francesco Milleri foi nomeado recentemente CEO interino da gigante do mundo das ópticas, pondo fim a um processo confuso e com pouca clareza administrativa na sequência da fusão de 2018 que deu origem à EssilorLuxotica. Contudo, o responsável só fica no cargo até Maio, sempre depois necessário encontrar um CEO permanente que ajudará a fechar o negócio de sete mil milhões de euros com a GrandVision.
Henkel
Embora seja mais conhecida pelos produtos de cuidado pessoal e da casa, a Henkel tem uma quota de mercado de 25% no campo dos adesivos industriais. Tendo em conta a revolução ecológica que se avizinha, a Henkel tem pela frente novas oportunidades nas embalagens recicláveis ou nas baterias mais eficientes.
LG Chem
A irmã da LG Electronics prepara-se para ser o principal produtor de baterias do Mundo, de acordo com os analistas da Bloomberg: a receita deverá crescer 30% anualmente até 2023 graças, em parte, a um acordo de fornecimento com a Tesla.
Nintendo
O lançamento da nova consola Switch é um dos motivos que levam a Nintendo a fazer parte desta lista. A receita da empresa de videojogos deverá bater as expectativas no ano fiscal que termina em Março de 2022, também com a ajuda do desenvolvimento de versões de alta definição de jogos populares como “Legend of Zelda”.
PayPal
Os pagamentos digitais cresceram com o novo coronavírus e a PayPal poderá ser uma das principais beneficiárias, uma vez que detém uma das carteiras digitais mais populares do Mundo.
Repsol
A petrolífera espanhola sofreu com a pandemia, mas a recuperação do preço do crude e da procura por combustível deverá ajudar a Repsol a voltar aos bons resultados. Além disso, destacam-se as metas ambientais: a Repsol quer alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
Wizz Air
Esta era a companhia aérea que mais depressa crescia na Europa antes da pandemia, mas, tal como as restantes, foi abalada pelo vírus. Se a pandemia abrandar, será, porém, a empresa do sector com as melhores condições para recuperar e voltar ao crescimento.
Zalando
Portugal é um dos países onde o markeplace Zalando está disponível, pelo que poderá fazer sentido ficar de olho na empresa. Segundo os analistas da Bloomberg Intelligence, a Zalando quer posicionar-se como a plataforma online de referência no retalho de moda.