NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Principal informação sobre iniciativas e oportunidades na área de investigação e inovação em Saúde a nível Europeu.

Horizonte Europa

  • A Comissão Europeia lançou no dia 17 de fevereiro o programa Hera Incubator, para responder às ameaças apresentadas pelas novas variantes do vírus SARS-CoV2 e apoiar o estabelecimento da nova autoridade europeia para resposta a emergências na saúde, HERA (European Health Emergency Preparedness and Response Authority). O programa conta com €150 milhões de euros, prevenientes do Horizonte 2020 e do Horizonte Europa, dirigidos ao financiamento de investigação sobre as novas variantes do vírus SARS-CoV-2. Encontram-se já publicadas algumas questions and answers sobre o HERA Incubator e serão disponibilizadas em breve novas informações sobre estas oportunidades de financiamento, que se preveem ser lançadas ainda em março.
  • Aproxima-se a data de arranque do Horizonte Europa. Apesar de não estar ainda definido dia, tudo indica que será em abril. A AICIB tem feito diversas divulgações na comunidade científica nacional e está disponível para as questões através dos seus NCP da Saúde.
  • No próximo dia 17 de março, a AICIB coorganiza com a ANI uma sessão temática dedicada às oportunidades no Horizonte Europa para as empresas da área da Saúde: “Oportunidades para Empresas no Horizonte Europa - Cluster Saúde & Pilar Europa inovadora”. Mais informações e inscrições em breve no link.
  • Na tarde do dia 25 de março, a AICIB e a FCT irão coorganizar uma sessão temática dedicada às oportunidades para a comunidade Saúde no Pilar Excelência Científica e Cluster Saúde do Horizonte Europa. Mais informações e inscrições em breve no link.

Horizonte 2020

  • O projeto H2020 INNO4COV-19 vai financiar projetos para testar e validar aplicações em diversas áreas, desde tecnologias médicas, sistemas de vigilância ambiental, sensores, proteção de profissionais de saúde, inteligência artificial e data mining. Concurso aberto até 30 de abril. Saiba mais informações e candidate-se através do link.
  • O projeto europeu TRANSCAN-3 anunciou o primeiro concurso para apresentação de propostas no tema: "Next generation cancer immunotherapy: targeting the tumour microenvironment". O concurso será lançado a 6 de abril de 2021 e terá como prazo de submissão das candidaturas junho de 2021. Mais informações através do link.
  • O projeto VACCELERATE foi assinado no dia 17 de fevereiro e conta com 26 parceiros de 16 Estados Membros e de 5 Países Associados. Portugal integra este projeto através do Centro Hospitalar e Universitário do Porto. O VACCELERATE receberá um financiamento da CE de 12milhões de euros para apoiar o rápido estabelecimento de uma rede de estruturas para ensaios clínicos de fase 2 e 3, permitindo o desenvolvimento de ensaios clínicos para vacinas COVID-19 e preparar a Europa para outras doenças infeciosas que possam surgir no futuro. Desta forma, o VACCELERATE será parte integrante do HERA Incubator.
  • O European Health Data & Evidence Network (EHDEN) lançou a open call para Data Partners. O EHDEN é um consórcio da Iniciativa Europeia de Medicamentos Inovadores - IMI2, constituído por 22 parceiros europeus, que pretende harmonizar o formato dos dados de saúde provenientes de fontes variadas de diversas regiões da Europa. A disponibilidade um elevado número de dados harmonizados (anónimos) permitirá acelerar não apenas a investigação, mas também permitir uma melhor tomada de decisão baseada em evidência.  O concurso encontra-se aberto desde 15 de abril 2021 até 13 de maio. O financiamento é até 100 mil euros por parceiro para harmonização de dados. De referir que Portugal conta já com dois Hospitais como parceiros do EHDEN.
  • O projeto Europeu CHERRIES abriu dois concursos para propostas focadas em: “Early detection of the progression in Multiple Sclerosis” e em “Breaking and preventing involuntary loneliness among elderly”. Candidaturas até 15 de abril.

Programa AAL

EIT-Health

  • InnoStars Awards Call for Applicants 2021 - Programa competitivo destinado aos países InnoStars, pretende apoiar as start-ups na validação das suas inovações na área da saúde, atrair investidores e diminuir o tempo de implementação das suas ideias no terreno. Candidaturas até 21 de março, mais informações no link.
  • EIT Health Women Entreprenuership Bootcamp – Programa de empreendedorismo de sete semanas de treino intenso e oportunidades de networking a nível europeu. Mais informações e candidaturas em Women Entrepreneurship Bootcamp - EIT Health. Candidaturas até 16 de março.
  • EIT Health MedTech Bootcamp – Programa para o desenvolvimento da sua ideia de negócio na área da Saúde. Mais informações e candidaturas em MedTech Bootcamp - EIT Health, candidaturas até 15 de março.
  • EIT Health Patient Innovation Bootcamp – duas semanas de treino e mentoring entre Lisboa e Copenhaga. Mais informações em Patient Innovation Bootcamp - EIT Health, candidaturas até 15 de março.

Outros

  • Conferência Internacional "Centros Académicos Clínicos: O Impacto na Investigação Clínica", a realizar no dia 10 de março, em Loulé. Será um evento híbrido com possibilidade de participação online ou presencial (lugares limitados, registo através do link). A conferência é organizada pelo Algarve Biomedical Center (ABC) e pela AICIB, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE21). Assista à conferência em direto em: https://youtu.be/HHyqx82pnJY.

Partilhar