Da previsão de tendências ao impacto consciente
Esta nova e revolucionária tecnologia tem impacto em muitas áreas do design de moda; no entanto, é na previsão e análise de tendências que a sua importância é mais notória. Através de algoritmos avançados, podem ser processadas grandes quantidades de dados, incluindo publicações em redes sociais, consultas em motores de pesquisa e dados de vendas, para identificar padrões e tendências de comportamento dos consumidores. Prever e identificar estes padrões permite aos designers criar produtos que ressoam com os consumidores e, consequentemente, resultam num aumento de vendas.
Apesar da sua magnitude na previsão de tendências, a IA também permite que os designers de moda abordem as formas tradicionais do processo de design e inovem através de ferramentas alimentadas por IA. Estas ferramentas oferecem padrões gerados automaticamente, paletas de cores e escolhas de tecidos com base nos dados fornecidos, ampliando a criatividade e a singularidade.
Além disso, a IA está atualmente a ser utilizada na produção de peças de moda, alimentando os robôs responsáveis pelo fabrico do vestuário. A IA tem um impacto direto na sustentabilidade através da análise de dados sobre os efeitos sociais e ambientais de diferentes materiais e métodos, bem como da consequente redução do risco de erros no corte, costura e tricotagem de tecidos. Este aspeto também estimula os designers a tomarem decisões conscientes e informadas.
A revolução dos hábitos de compra
Fora do processo de conceção e produção, a indústria da moda está a adaptar-se rapidamente a esta nova realidade, revolucionando a forma como os artigos de moda são comercializados e vendidos e como os clientes interagem com eles.
Os provadores virtuais alimentados por Inteligência Artificial estão a crescer em popularidade, introduzindo a possibilidade de experimentar roupas virtualmente através da criação de um modelo 3D do corpo do cliente. Este processo ajudará a determinar com exatidão o ajuste dos artigos, melhorando a experiência de compra e poupando tempo e recursos aos retalhistas.
Desde a análise do comportamento e das tendências dos clientes até à transformação da forma como a moda é concebida, a IA está a moldar a indústria da moda, tornando a inovação usável.
Artigo visto em CityLife.