NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Grupo Gotion High Tech equaciona construir uma Gigafactory em Marrocos. Na passada quarta-feira, assinou um memorando de entendimento com o Estado marroquino para definir os possíveis contornos para a criação de uma Gigafactory, onde se prevê a criação de um ecossistema industrial para a produção de baterias para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. Dada a relevância deste megaprojeto, a cerimónia de assinatura foi presidida pelo Chefe do Governo, M. Aziz Akhannouch.

O líder no setor da mobilidade elétrica, Gotion, selecionou Marrocos em virtude do desenvolvimento da indústria automóvel no Reino nos últimos anos e pelo facto de, atualmente, o país ser o principal produtor de viaturas em África.

 

Este memorando de entendimento assinado pelo Ministro do Investimento, Convergência e Avaliação das Políticas Públicas, Mohcine Jazouli, pela Agência Marroquina para o Investimento e o Desenvolvimento das Exportações (AMDIE) e pela Gotion, é um pré-requisito para uma possível posterior assinatura de um acordo de investimento para este projeto, no qual se prevê um investimento de 65 mil milhões de dirhams (cerca de 6,0 mil milhões de euros) e a criação de mais de 25.000 empregos.

Partilhar