NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Indicadores compósitos davam conta de um pico em novembro e dezembro, mas os últimos dados mostram que o pico já passou. Canadá, Reino Unido e Alemanha entre as economias que “perderam gás”.

Os indicadores compósitos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), concebidos para antecipar pontos de viragem na atividade económica em relação à tendência, antecipam que a forte recuperação económica que se tem sentido após os grandes confinamentos de 2020 associados à covid-19 está prestes a abrandar em várias das grandes economias.

 

Segundo anunciado esta segunda-feira, os indicadores – que incluem carteiras de encomendas, licenças de construção, indicadores de confiança, taxas de juro a longo prazo, registos de novos automóveis, entre outros – “em novembro e dezembro de 2021 sinalizaram a aproximação de um pico de crescimento pós-pandemia”, mas os últimos indicadores sugerem “que o pico já passou em várias economias importantes”. Os casos do Canadá, Alemanha, Itália e Reino Unido são os mais pronunciados, em que há uma clara perda da força de crescimento.

 

Por outro lado, a zona euro como um todo, o Japão e os Estados Unidos mostram um crescimento ainda estável, ainda que abaixo do pico.

 

No que diz respeito às economias emergentes, a China é aquela em que há uma maior desaceleração da recuperação económica, mas a mesma tendência verifica-se no Brasil. Já a Rússia e a Índia mostram sinais de crescimento estável, ainda que mais moderado que antes.

 

“As incertezas persistentes da pandemia em andamento, principalmente do impacto da variante Ómicron nos indicadores mensais recentes, podem resultar em flutuações mais altas do que o normal” nos indicadores e, como tal, estes devem “ser interpretados com cuidado neste momento e a sua magnitude deve ser considerada como uma indicação da força do sinal, em vez de uma medida precisa do crescimento previsto da atividade económica”, sublinha a OCDE.

Partilhar