NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, selecionou as dez empresas que irão ter um acompanhamento personalizado com o objetivo de expandir as oportunidades de negócio na Califórnia, no âmbito programa "Portugal to Take Off", lançado no passado mês de maio.

As empresas são:

Têxteis Penedo - Desde 1975 que a Têxteis Penedo tem um papel de destaque na produção de têxteis-lar em Jacquard. A elevada qualidade dos seus produtos têxteis permitiu a consolidação de uma posição cimeira no panorama da indústria têxtil mundial, já com presença relevante, também nos EUA. No âmbito deste programa, a empresa pretende ter apoio no desenvolvimento de oportunidades de negócio para o novo produto desenvolvido e patenteado pela empresa, em conjunto com a Faculdade e Engenharia da Universidade do Porto e Sedacor, baseado em fios de cortiça, que obteve um reconhecimento internacional na Techtextil 2019.

 

DCK - Dois irmãos e dois primos não encontravam a variedade de calções de banho de que gostavam e decidiram criar uma nova marca de calções irreverente, fresca, mas simultaneamente de elevada qualidade e a preços acessíveis. Longe vão os tempos de venda na praia a amigos. A empresa tem uma loja na Chiado em Lisboa e através do seu site de comércio eletrónico exporta para vários países. Próxima etapa, Los Angeles e o mercado da Califórnia.

 

Emotional Objects - A Emotional Objects é mais um exemplo de que é possível inovar com arte e arrojo num setor tradicional da economia portuguesa: a indústria do mobiliário. João Faria, o arquiteto por detrás da marca, tem desenhado peças que conjugam diferentes materiais e buscam a perfeição, resultado da harmonia improvável entre a razão e a emoção. Mesas de centro, secretárias e aparadores estão entre as 26 coleções modernas que João Faria já desenvolveu que lhe tem valido vários prémios e quer começar agora a comercializar na Costa Oeste dos Estados Unidos.

 

Omniflow - A Omniflow dispõe de soluções sustentáveis na área das cidades inteligentes, podendo transformar um simples candeeiro numa infraestrutura multisserviços (iluminação pública, 5G, segurança) alimentada por um sistema integrado de geração de energia solar e eólica.

 

iLoF - Usando inteligência artificial e luz fotónica, a empresa criou uma biblioteca de bio marcadores que permite fazer testes rápidos a várias doenças, como o  Alzheimer e o cancro,  acelerando a pesquisa de novos tratamentos. A Califórnia tem-se assumido na liderança da bioengenharia mundial e por isso a empresa pretende contactar com as grandes farmacêuticas aí sediadas para parcerias tecnológicas.

 

Automaise - Criou uma plataforma low-code de inteligência artificial que permite o rápido desenvolvimento de soluções avançadas para a automação de operações em diversas indústrias. A empresa conta já com diversos clientes, tais como, Altice/MEO, Caravela Seguros, Continente Online, CTT, Leroy Merlin, entre outros, e pretende agora crescer na Califórnia.

 

Invisible Collector - A empresa tem uma tecnologia que permite aumentar a eficiência dos processos de gestão de cobranças. Com uma abordagem disruptiva e distinta alicerçada em Inteligência Artificial que permite decidir quem (homem ou máquina), como e quando contactar, um devedor. Com mais de 2 milhões de processos geridos, valorados em mais de 260 milhões de dólares, a empresa portuguesa aponta baterias para entrar no mercado dos Estados Unidos da América, com um modelo de negócio que além de potenciar eficiência na gestão, corta custos a metade.

 

Didimo - A Didimo pretende revolucionar a forma como interagimos no mundo digital, permitindo a criação de avatares 3D – que potenciam a experiência online, quer seja, no comércio eletrónico, nos jogos ou numa simples interação com o suporte a clientes. Numa altura em que as interações são cada vez mais digitais, as tecnologias que permitem humanizar e personalizar essas interações tornam-se determinantes.

 

SoundParticles - A Sound Particles está revolucionar a forma como os estúdios de cinema produzem os efeitos de som. A empresa já foi escolhida para produções como o Game of Thrones, Star Wars 9 e Frozen II e com o programa pretende criar ainda maiores ligações com a Califórnia e desenvolver o seu mercado a partir de Los Angeles.

 

ONTOP - A ONTOP desenvolve aplicações em realidade aumentada (RA). Criadores do melhor jogo de Realidade Aumentada do Mundo em 2017, eleitos Vodafone Startup of the year em 2018 e vencedores da Google AR Competition em 2019, com a entrada neste programa, a empresa pretende atingir a sua visão: ser a Netflix de conteúdos em realidade aumentada.

 

Estas empresas vão agora dispor de uma intervenção integrada durante 4 meses com ações em Portugal e na Califórnia, envolvendo consultoria especializada, apoio na entrada do mercado realizado por pessoas da região e facilitação do acesso a uma rede alargada de empresários, empreendedores e investidores do mercado em questão.

 

As empresas poderão ainda contar com o apoio dos parceiros do programa: Startup Lisboa, BGI, Beta-i, UPTEC, Startup Portugal e Startup Braga.

Partilhar