NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Os bancos podem registar aumentos nos lucros superiores a 300 mil milhões de euros (340 mil milhões de dólares) caso implementem soluções de Inteligência Artificial (IA) nas suas operações.

De acordo com um estudo da McKinsey, citado pela Bloomberg, com a implementação desta tecnologia, os bancos podem ter um aumento de 9% a 15% dos lucros operacionais, com os bancos empresariais e a retalho a saírem como os maiores beneficiados.

 

Estas ferramentas têm a capacidade para assumir tarefas repetitivas da maioria dos trabalhadores humanos. Gokhan Sari, sócio na McKinsey, afirma que o setor financeiro pode esperar uma mudança “mais da perspetiva do consumidor”.

 

As funções de vendas e marketing, engenharia de software e call center estão entre as que mais provavelmente serão afetadas, disse Jared Moon, sócio da McKinsey. Cerca de 70% das atividades empresariais terão peças automatizadas, o que deixará intocada apenas “uma proporção muito pequena” de empregos.

 

“Eles estão a aproveitar os ganhos de produtividade para implementar códigos com mais rapidez, escrever melhor conteúdo para os clientes e libertar tempo para conversar com os clientes”, disse Jared Moon, sublinhando, no entanto, que ainda não viu empresas a usar IA para “reduzir materialmente a força de trabalho”.

 

em Executive Digest

Partilhar