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Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Marrocos alcançou a 69ª posição em termos de comércio eletrónico a nível mundial, no ano de 2022. De acordo com a EcommerceDB, o volume de negócios do comércio eletrónico no Marrocos deve chegar a US$ 1,88 mil milhões, no final de 2023.

O EcommerceDB diz que o reino deverá registar um crescimento anual de 13,6 por cento no período 2023-2027, totalizando US$ 3,13 mil milhões em transações.

 

Cinco setores partilham o maior volume de transações em Marrocos, nomeadamente eletrónica e meios de comunicação social, que representam 47,9 por cento das transações, seguidos da moda (20 por cento), brinquedos, passatempos e bricolage (12,3 por cento), mobiliário e eletrodomésticos (10,1 por cento), e alimentação e cuidados pessoais (9,7 por cento).

 

No âmbito das lojas online com melhor desempenho em termos de vendas, a Electroplanet lidera com US$ 34 milhões em transações, seguida pela chinesa Shein (US$ 21,6 milhões) e Jumia (US$ 14,5 milhões). Os três websites representam 36,1 por cento do volume de negócios das 100 maiores lojas online de Marrocos.

 

Durante a 3ª edição dos EDGE Research Days, realizada em 26 de maio em Casablanca, Moncef Belkhayat, Presidente do Grupo Dislog disse que o comércio tradicional continua a ser amplamente dominante em Marrocos. 85 por cento das operações ainda são realizadas por meios tradicionais, enquanto 15 por cento passam por canais digitais. Além disso, deve-se notar que, em 2020, durante a pandemia, as operações comerciais online registaram um crescimento de 46 por cento.

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