NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A AICEP Grécia disponibiliza a tradução para português de uma artigo publicado na conceituada resvista BEAUTÉ sobre a  Feira Modtissimo.

Revista: BEAUTÉ

Edição : Dezembro de 2021

Página : 16

 

Título:

O CORAÇÃO DA MODA TOCA NO PORTO

Depois do sucesso da edição de outubro de 2021, a Modtissimo prepara-  se para a sua 59ª edição, em fevereiro de 2022

 

A Modtissimo, a mais antiga exposição têxtil na Península Ibérica e a única em Portugal, dedicada à indústria têxtil e de vestuário, realiza-se ao longo de dois dias, duas vezes por ano, constituindo uma feira que reúne a família portuguesa e europeia de produtos têxteis. Constitui um espaço de reflexão, uma fonte de inovação e pedra angular de uma indústria que redescoberta a sua identidade.

 

Enquanto o Porto já vive a febre da organização da 59ª Modtissimo, nós participamos, em outubro, na 58ª edição da exposição.

 

A recuperação da indústria têxtil foi sentida após a curta pausa devida à pandemia do coronavírus. A 58ª Modtissimo, com o lema Let's Fly Again, registou um número recorde tanto de expositores, como de compradores, que estiveram presentes, nos dias 7 e 8 de outubro, no emblemático Edifício da Alfândega, no Porto.

 

No total, entre os sectores de tecidos e de acessórios, da indústria de vestuário (homem, mulher, criança) e dos serviços, esta única exposição da indústria têxtil atraiu desta vez mais de 280 expositores, tendo transmitido um sinal claro de recuperação da actividade portuguesa.

 

Foram igualmente animadores os dados relativos aos compradores internacionais, com mais de 400 registados, vindos enfaticamente de mercados Europeus (Alemanha, França, Grécia, Espanha, Itália e Áustria) e com participantes brasileiros.

 

O evento destacou-se pela importância atribuída às tecnologias verdes, à poupança de energia e de recursos naturais, à valorização de matérias-primas naturais e à redução de resíduos. A protecção do ambiente, a ecologia, o amor pela natureza e a preocupação quanto às alterações climáticas protagonizou em muitos dos stands dos expositores e reflectiu uma das mais importantes e dominantes tendências que influenciarão o presente e o futuro da indústria têxtil, da moda e dos tecidos.

 

Outros temas interessantes que os visitantes tiveram à disposição para acompanhar foram os seguintes: as relações interfronteiriças com a Áustria, enquanto o país convidado de honra; em cooperação com o CITEVE e sob a curadoria de Paulo Gomes foi apresentado o maior círculo verde iTechStyle, com 40 coordenadas diferentes; as tendências de tecidos para a coleção outono/inverno 22/23 foram em destaque no Color and Fabric Trends Forum. Ao mesmo tempo, houve um rico programa de congressos e seminários.

 

A próxima edição está prevista para 16 e 17 de fevereiro de 2022 e desejamos que venha a ter um sucesso ainda maior. www.portofashion.com

Partilhar