NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Em novembro, o clima de consumo na Europa decresceu face ao mês de outubro (16,4 versus 21,3 pontos), uma tendência também verificada no ano passado, em que o indicador apresentou um valor de -13,4 pontos, revelam os dados da GfK.

Apesar da variação negativa relativamente ao mês anterior, as expectativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto ou serviço apresentaram indicadores positivos.

 

Reino Unido, França e Lituânia registaram as maiores subidas, no que diz respeito às expectativas económicas (+5 pontos) que, no geral, variaram em -8 pontos face a outubro. Portugal viu as suas expectativas económicas decrescerem 21 pontos, passando a apresentar um indicador negativo (-10 pontos).

 

Quanto às expectativas salariais, Sérvia e Bulgária registaram as maiores subidas (+9 e +8 pontos, respetivamente), enquanto Portugal caiu cinco pontos face a outubro, mas mantém o indicador positivo (três pontos).

 

Disposição para comprar

 

No que diz respeito à propensão para comprar, o indicador caiu face ao mês anterior, apresentando um valor de -3 pontos, com Reino Unido e Croácia a registarem as maiores subidas (+10 e +9 pontos, respetivamente).

 

Em Portugal, a predisposição para comprar caiu dois pontos, mantendo o indicador negativo com -20 pontos.

Partilhar