NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A OLI conquistou o iF Design Award 2021, considerado o ‘Óscar’ do design mundial, com a placa de comando Less is More desenhada pelo arquitecto italiano Alessio Pinto (Roma, 1968).

Inspirada na máxima “menos é mais” de Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), a Less is More assume uma forte identidade eclética e funcional. Os tradicionais botões de acionamento da descarga de água do autoclismo dão lugar a dois cordões, que nos fazem recuar no tempo e visualizar os primeiros mecanismos sanitários da história.

 

A Less is More, fabricada em aço inox, é um objecto, protagonista natural em qualquer decoração de banho, seja ela vintage, contemporânea ou minimalista.

 

Alessio Pinto quis também desenhar uma placa intuitiva e explica: “Num relance, percebemos o significado do mais e do menos da descarga de água. Os cordões - mais e menos curto - assumem a função de sinais analógicos para induzir uma acção clara e imediata. Aqui não há sinais ou símbolos a decifrar, há apenas uma escolha feita com o primeiro olhar. Acreditamos que esta compreensão instantânea torna esta placa muito original e empática”.

 

 “Conquistar o iF Design, que é o prémio máximo do design mundial, é a validação do investimento e do trabalho que a OLI tem desenvolvido com o objetivo de, através da combinação da estética e da tecnologia, tornar a casa de banho num lugar de equilíbrio, conforto e bem-estar. Em casa, no hotel, no restaurante, no hospital ou na sala de espetáculos, a casa de banho está a adquirir uma nova funcionalidade e uma nova estética, estando à OLI na linha da frente das marcas que estão a desenhar essa mudança”, afirma António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.

 

O iF Design 2021 é o segundo prémio internacional que a Less is More conquista este ano, depois de ter ganho o RED Dot Award 2021 em abril último, consolidando o posicionamento da OLI como uma marca inovadora, ao nível do design, à escala global.

 

O iF Design nasceu em 1993 e é organizado pelo iF International Forum Design GmbH, com sede em Hannover. Nesta edição o júri foi constituído por 98 especialistas internacionais de design, avaliou 3.693 projectos provenientes de 52 países, mediante cinco critérios: ideia, forma, função, diferenciação e impacto.

 

Nos últimos anos, a OLI tem intensificado a sua relação com a arquitetura ao criar parcerias com arquitetos de referência como Álvaro Siza Vieira (Prémio Pritzker 1992), Eduardo Souto de Moura (Prémio Pritzker 2011), Romano Adolini e, agora, Alessio Pinto, que aplicaram o seu talento na criação de peças únicas que transformam casas de banho de todo o mundo.

Partilhar