NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

A EDP foi distinguida entre 256 empresas como ‘best in class’ nas categorias de estratégia climática, ética, inovação e oportunidades de mercado. Este é o terceiro reconhecimento da EDP como a empresa de eletricidade mais sustentável do mundo em dez anos.

A EDP reforçou a sua posição de liderança ao alcançar o melhor desempenho no S&P CSA Scores 2023 numa lista de 256 empresas a nível mundial. Com uma pontuação de 88 pontos (na avaliação feita até 24 de novembro), a EDP destaca-se como a empresa de eletricidade mais sustentável a nível global, posição que ocupa pela terceira vez nos últimos dez anos. Este resultado permite à EDP fazer parte do universo elegível para o Dow Jones Sustainability Indices (DJSI).

 

A EDP foi mais uma vez reconhecida globalmente pelas suas práticas de sustentabilidade de excelência, recebendo uma pontuação muito acima da média do setor energético, que é de 34 pontos. Dos 26 critérios analisados, a EDP obteve 100 pontos ('Best in Class') em quatro deles: estratégia climática, gestão da inovação, oportunidades de mercado e ética empresarial.

 

No indicador de estratégia climática, a EDP foi distinguida pelo seu road map para net zero suportado no reporte consistente em alinhamento com os elementos centrais das divulgações financeiras recomendadas relacionadas com o clima (TCFD). Além disso, no início de 2023, a EDP aumentou a sua ambição de descarbonização e anunciou o seu compromisso de ser net-zero até 2040. Esta ambiciosa estratégia climática está incluída no Plano de Transição Climática da empresa, que apresenta uma divulgação de elevada qualidade, e que foi apresentado na última reunião anual de acionistas com 99% de aprovação.

 

Adicionalmente, o grupo EDP demonstrou melhores resultados no domínio da ética empresarial devido à estratégia iniciada com a adesão ao Global Compact das Nações Unidas, à publicação do Código de Ética, à existência de um sistema de gestão de processos éticos e ao reporte transparente de infrações.

 

Na gestão da inovação, a EDP ligou à rede, em 2023, o seu primeiro projeto híbrido na Península Ibérica, o que implica um contributo adicional para a descarbonização e o aumento das energias renováveis na rede elétrica.

 

A CSA foi criada em 1999 e adquirida pela S&P Global em 2019. As pontuações da Avaliação de Sustentabilidade Empresarial (CSA) da S&P são utilizadas para o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o Índice S&P 500 ESG e vários outros índices de sustentabilidade da S&P Dow Jones e envolvem a participação de um número crescente de empresas. A CSA constitui a base das divulgações ESG das empresas à S&P Global relativamente a fatores ESG financeiramente relevantes e sustenta a investigação ESG realizada pelas diferentes divisões da S&P.

Partilhar