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AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

As áreas de armazenagem e transporte rodoviário de mercadorias tiveram um aumento de 90% de volume de negócios, entre os anos de 2014 e 2018.

Esta é uma das conclusões apresentadas pela APLOG – Associação Portuguesa de Logística e pela KPMG Portugal, na sequência da mais exaustiva análise ao sector logístico português de sempre.

 

No último ano, a crise pandémica teve efeitos distintos, e muitas vezes contrários, no comportamento da procura nos diversos canais de vendas, nas lojas físicas vs. comércio eletrónico, e nas categorias de produtos comercializados. A pandemia fez também disparar a volatilidade e a imprevisibilidade da procura, o que obrigou as empresas do sector logístico a reconfigurarem as suas redes de distribuição, em colaboração com os fornecedores e a dotar o processo de compra com maior digitalização e maior omnicanalidade.

 

Outra das principais conclusões, na ótica da procura, está relacionada com a sustentabilidade, ou seja, aumentou a opção por meios de transporte menos poluentes, sendo este provavelmente um dos maiores desafios do sector logístico, face ao investimento necessário.

 

Já na perspetiva da oferta, é de assinalar que o sector dos Operadores e dos Integradores Logísticos apresentou um crescimento assinalável, superior a 20%, no período de 2014 a 2018.De notar ainda que a empresas de serviços logísticos estão a transitar de um paradigma de “Serviço” para um paradigma mais completo e complexo de “Solução”.

 

Raul Magalhães, Presidente da Direção da APLOG, comenta assim o trabalho realizado: “este estudo vem trazer-nos uma visão global, agregadora e objetiva, cuja riqueza de conteúdos garante potenciar o conhecimento e assegurar melhorias do longo da cadeia. Constituirá um instrumento fundamental para novos investimentos, permitindo (re) definir estratégias, (re) pensar processos e (re) formular competências no contexto dos desafios atuais e futuros”.

 

Fernando Mascarenhas, Partner de Advisory da KPMG Portugal, acrescenta: “a logística é cada vez mais a face visível (e, por vezes, a única face física) numa jornada de experiência de cliente. Esta constatação é verdade para muitas categorias e muitas empresas, e está apenas a ser acelerada num contexto de pandemia”.

 

Estudo

Estas e outras conclusões estão presentes no estudo “A Logística em Portugal – Inovação, Tendências e Desafios do Futuro”, realizado pela APLOG – Associação Portuguesa de Logística e pela KPMG Portugal. Num contexto pandémico, no qual o sector tomou proporções e dimensões muito relevantes, este estudo pretende ser a referência no mercado onde a informação sobre o sector é escassa e desagregada.

 

Com o especial apoio dos parceiros aicep Global Parques, a APS – Administração do Porto de Sines, a Maersk, a MDS Group, a MEDWAY – Transporte & Logística, a Merlin Properties e a Rangel Logistics Solutions, esta análise profunda está segmentada ainda sobre os sectores Agroalimentar, dos Transportes, do Retalho & e-commerce, da Pasta de papel, do Têxtil e do Vestuário e Calçado.

 

Questões como “A importância da Logística para o desenvolvimento da economia nacional? Quem são os atores críticos no País?”, “Como comparamos a realidade portuguesa com o benchmark internacional?” e “Quais os grandes riscos e oportunidades para a Logística nos próximos anos?”, são alguns dos temas refletidos neste estudo que o torna uma verdadeira radiografia ao estado do sector a nível nacional.

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