NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

O Banco de Portugal publicou o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos para Julho de 2021, que aponta para um aumento de 44% nas exportações e de 33% nas importações, por comparação a Julho de 2020.

Observou-se um aumento face ao ano anterior, tal como em Junho de 2021, em que se verificaram aumentos de 117% nas exportações e de 63% nas importações.

 

As variações homólogas de Julho de 2021 são apuradas em relação a Julho de 2020, num contexto em que existem restrições à movimentação de pessoas devido à pandemia, continuando os valores a situar-se abaixo dos da pré-pandemia. 

 

Assim, as exportações e as importações de serviços de turismo em Julho de 2021 devem corresponder a cerca de 50% e a 74% dos respectivos valores observados em Julho de 2019. 

 

As séries apresentadas são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos) como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).

 

Esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat, que pode encontrar no domínio das estatísticas externas| balança de pagamentos.

Partilhar