NewDetail

AICEP
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

CABEÇALHO

Solução que premeia fornecedores pela performance ambiental, social e de governo corporativo foi distinguida nos Environmental Finance Sustainable Company Awards 2023 como a melhor iniciativa ESG para cadeias de abastecimento na Europa, Médio Oriente e África.

A Sonae foi distinguida nos Environmental Finance Sustainable Company Awards 2023 devido à solução de confirming ESG que permite aos seus fornecedores receberem antecipadamente o pagamento das faturas em condições indexadas a critérios de sustentabilidade. Lançada em maio de 2022, a solução já possibilita aos fornecedores da cadeia de abastecimento da Sonae a antecipação de recebimentos no valor de 170 milhões de euros em condições vantajosas, com uma redução das taxas de juro entre 5 e 25 pontos base de acordo com o seu rating ESG. Este valor traduz o volume de compras anual realizado pela Sonae aos fornecedores já qualificados no âmbito do programa.

 

De acordo com o júri dos Environmental Finance Sustainable Company Awards 2023, o Grupo destaca-se pelo seu “programa inovador [que] fornece incentivos financeiros aos fornecedores da Sonae que têm fortes classificações ESG", pelas suas “parcerias interessantes” e pela “formação e reavaliação frequente do desempenho ESG dos fornecedores”.

 

De modo a auxiliar os seus fornecedores na gestão da sua tesouraria, a Sonae tem implementados acordos com instituições financeiras no âmbito dos quais estes podem celebrar acordos que lhes permitem antecipar faturas e obter melhores condições. Para executar o programa, a Sonae associou-se ao Banco Santander e à EcoVadis, parceiro para as classificações sustentáveis. Os fornecedores são avaliados de acordo com um scorecard ESG e aqueles que obtêm a certificação ESG beneficiam de uma redução nas taxas de juros. As avaliações ESG são válidas por um ano e durante esse período a Sonae e a Ecovadis continuam a monitorizar, dar formação e apoiar os fornecedores com o objetivo de os ajudar a melhorar as suas classificações.

 

André Sousa, diretor de Corporate Finance e Tesouraria da Sonae, afirma: “O nosso compromisso com a sustentabilidade, conforme demonstra o nosso programa de financiamento sustentável da cadeia de abastecimento, está profundamente enraizado nos nossos valores e operações comerciais. Estamos orgulhosos de ter colaborado com parceiros como o Banco Santander e a EcoVadis para impulsionar mudanças positivas no nosso ecossistema. Este prémio sublinha o impacto coletivo destas colaborações e destaca a importância estratégica da sustentabilidade na gestão empresarial”.

 

O responsável realça ainda: “A sustentabilidade é uma jornada coletiva. Ao recompensar os fornecedores que adotam as melhores práticas ESG, estamos a criar um impacto tangível na nossa organização, mas também em toda a cadeia de fornecimento e na comunidade. Gostaríamos de expressar a nossa gratidão aos nossos parceiros, fornecedores e à equipa que trabalhou incansavelmente para tornar este nosso programa uma realidade, pois contribuíram para a nossa visão de um futuro mais sustentável e responsável”.

 

A solução de confirming ESG da Sonae já havia sido reconhecida nacional e internacionalmente, nomeadamente nos SCF Awards 2022 e no Prémio Nacional de Sustentabilidade, na categoria de finanças sustentáveis.

 

Descarbonização da cadeia de abastecimento é uma prioridade

A nova estratégia de sustentabilidade da Sonae para o período de 2023-2026 assenta em cinco pilares estratégicos: gerir com critérios ambientais, sociais e de governança (ESG); acelerar a descarbonização; valorizar a biodiversidade e a água; promover a circularidade; e potenciar o desenvolvimento humano. Entre as prioridades do Grupo está, também, incentivar o ecossistema de fornecedores, clientes e parceiros a fazerem escolhas mais responsáveis.

 

A Sonae tem como compromisso alcançar a neutralidade carbónica das operações até 2040 e tem vindo a agir proativamente para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa de âmbito 3, ou seja, na cadeia de abastecimento. A solução de confirming para a cadeia de abastecimento constituiu um importante passo para encorajar e consciencializar os fornecedores para a relevância cada vez maior de incorporar práticas de sustentabilidade nas suas operações, retirando daí um benefício financeiro relevante.

Partilhar